Sabatina de Galípolo no Senado será no mesmo dia em que plenário votará indicação

A data foi anunciada em nota nesta quinta-feira (5) pelo presidente da CAE, Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

  • Data: 05/09/2024 21:09
  • Alterado: 05/09/2024 21:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: FolhaPress/Nathalia Garcia e Thaísa Oliveira
Sabatina de Galípolo no Senado será no mesmo dia em que plenário votará indicação

Crédito:Agência Senado

Você está em:

Indicado à presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo será sabatinado na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado na manhã de 8 de outubro, no mesmo dia da votação no plenário da Casa.

A data foi anunciada em nota nesta quinta-feira (5) pelo presidente da CAE, Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Ele também confirmou a designação do líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), como relator da indicação de Galípolo.

Nesta quarta (4), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que o escolhido do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria sabatinado após o primeiro turno das eleições municipais.

O governo gostaria de realizar a sabatina de Galípolo na próxima semana, avançando ao menos uma das etapas do rito no Congresso Nacional.

Se aprovado, o atual diretor de Política Monetária do BC vai suceder Roberto Campos Neto, cujo mandato termina em 31 de dezembro. No comando, ele terá a missão de angariar a confiança do mercado financeiro, que teme um BC leniente no combate à inflação em 2025, quando o Copom (Comitê de Política Monetário) terá maioria dos integrantes indicados pelo presidente Lula.

Desde o início da semana, Galípolo vem percorrendo os gabinetes dos parlamentares, no tradicional “beija-mão” do Senado, em busca de apoio para aprovação de seu nome.

Ele se encontrou nesta quinta com o líder da oposição no Senado, Marcos Rogério (PL-RO), e com o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente da República de Jair Bolsonaro (PL).

Mourão disse à reportagem que não conhecia Galípolo e que a conversa foi “institucional”.

“Rapaz jovem que será, caso aprovado, investido na responsabilidade de defender a moeda. Deixei isso muito claro para ele, que me pareceu totalmente consciente disso”, afirmou ele à Folha de S.Paulo.

Galípolo também se encontrou com o oposicionista Esperidião Amin (PP-SC), presidente da bancada de Apoio ao Microcrédito. O atual diretor do BC já havia angariado o apoio de outros senadores de oposição ao longo da semana, como o do presidente do PP e ex-ministro de Bolsonaro Ciro Nogueira (PI).

Compartilhar:

  • Data: 05/09/2024 09:09
  • Alterado:05/09/2024 21:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: FolhaPress/Nathalia Garcia e Thaísa Oliveira









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados