Sábado (5) todas as UBS de Diadema abrem para vacinação contra a covid-19
Poderão se vacinar crianças entre cinco e 11 anos e todos acima de 12 anos
- Data: 02/02/2022 11:02
- Alterado: 17/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Poderão se vacinar crianças entre cinco e 11 anos e todos acima de 12 anos
Crédito:Igor Andrade
Neste sábado (5), todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Diadema estarão abertas das 8h30 às 16h para mais um Dia D de vacinação contra a covid-19. Poderão ser imunizadas as crianças de cinco a 11 anos de idade e demais públicos elegíveis acima de 12 anos, para todas as doses (D1, D2 e de reforço), inclusive aqueles com doses em atraso.
Apenas a aplicação do reforço da Janssen(para quem tomou a Dose Única do mesmo imunizante)está centralizada nas UBS Eldorado, Paineiras, Serraria e Nogueira.
“No último sábado aplicamos quase seis mil doses, então vamos abrir de novo todas as nossas Unidades de Saúde para acelerar a vacinação das crianças e dar oportunidade para os adultos que não conseguem vir na semana completar o esquema vacinal. Pedimos que a população compareça”, explica a secretária municipal de Saúde, Dra Rejane Calixto.
Confira as principais dúvidas e não deixe de se vacinar:
Adulto vai poder se vacinar no sábado? Sim, a vacinação é para as crianças entre cinco e 11 anos e para TODA a população acima de 12 anos.
No sábado será possível tomar a dose de reforço também? Sim. Para adultos estará disponível a primeira dose (D1) para quem ainda não iniciou o esquema vacinal, a segunda dose (D2), para quem precisa completar o esquema inicial e a dose de reforço. Os imunossuprimidos acima de 18 anos já podem tomar inclusive o segundo reforço.
Qual o intervalo entre as doses?
D1 e D2 da Pfizer: 21 dias de intervalo
D1 e D2 da AstraZeneca: oito semanas (ou 56 dias) de intervalo
D1 e D2 de CoronaVac: 28 dias de intervalo
3ª dose: quatro meses de intervalo entre a D2 e a D3. Para as pessoas com alto grau de imunossupressão são 28 dias. Neste momento, ainda não há recomendação do Plano Nacional de Imunização para vacinação com doseadicional para menores de 18 anos.
4ª dose: A quarta dose (D4) está disponível apenas para as pessoas com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos e que tenhatomado a D3 ou Reforço da Dose Única há pelo menos 4 meses.
Como saber a data da minha 3ª dose? Basta olhar a data da aplicação da segunda dose (D2) no comprovante de vacinação e aguardar o intervalo de quatro meses. Por exemplo: tomou a D2 no dia 28 de setembro de 2021, já pode receber a D3 desde o dia 28 de janeiro de 2022.
Quanto tempo após ter tido Covid-19 posso tomar a D3?Precisa aguardar30 dias a partir dos primeiros sintomas.
Moro em Diadema mas tomei a primeira dose em outro local, posso tomar a segunda dose em Diadema? Sim, desde que a dose esteja devidamente registrada nos respectivos sistemas de informação(VaciVida para o Estado de São Paulo e ConecteSUS para os demais estados).
Tomei a D1 ou D2 em outro país ou outro Estado, posso completar o esquema em Diadema? Sim, desde que apresente o comprovante da dose anterior. As doses aplicadas em outros Estados devem ser comprovadas,obrigatoriamente, apresentando-se o comprovante de vacinação no sistema nacional(aplicativo ConecteSUS). Doses não registradas no ConecteSUS não serão autorizadas.
O quarteirão da Saúde ou o Teatro Clara Nunes estarão abertos?Não, a vacinação neste sábado vai acontecer exclusivamente em todas as Unidades Básicas de Saúde. Confira os endereços e as demais informações.
Tem essa separação de UBS só vacinar crianças ainda?Não. Todas as UBS já estão vacinando crianças e adultos.
Crianças de 2 anos pode tomar vacina do Covid-19? Ainda não. A Anvisa só liberou, até o momento, a vacinação para as crianças entre cinco e 11 anos.
Precisa levar a carteirinha de vacina para tomar a primeira dose infantil da covid?Sim, porque as unidades estão fazendo a leitura do documento para checar se há vacina de rotina em atraso.
Precisa fazer o cadastro no site Vacivida antes de tomar a vacina?Para se vacinar pela primeira vez contra a covid-19 é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.
Quais documentos preciso levar?
CRIANÇAS
As crianças devem vir acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar os seguintes documentos das crianças:Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, Caderneta de Vacinação de rotina e comprovante de endereço de Diadema no nome do responsável.
No caso das crianças com comorbidades, é necessária documentação que comprove a condição clínica, como exames, laudos, receitas, relatórios ou prescrição médica.
Para agilizar a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que os pais façam o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).
ADULTOS
Apresentardocumento pessoal com foto (CNH ou RG), o CPF – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, e o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Além desses documentos, para se vacinar pela primeira vez contra a covid-19 é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.
Para a segunda dose, além dos documentos acima, é preciso levar o comprovante da primeira dose (cartão verde).
Para a dose de reforço (D3), ainda é necessário apresentar o comprovante de vacinação com a D2 feita há pelo menos quatro meses. Já para a D4 de imunossuprimidos, é preciso apresentar também as carteiras de vacinação (comprovantes na cor verde e azul). Aqueles que se tornaram imunossuprimidos após a 3ª dose devem apresentar laudo, exame ou receita que comprovem a imunossupressão.
Quais documentos podem ser considerados como comprovantes de residência?
Contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular
Contrato ou recibo de aluguel
Declaração recente de Imposto de Renda
Carnês do IPTU e IPVA
Contracheque emitido por órgão público
Demonstrativos do INSS
Fatura de cartão de crédito
Nota fiscal
Boletos e carnê de loja
Comprovante de matrícula de escola municipal
Título de eleitor
Carteirinha de matrícula da UBS
Se não houver um comprovante no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome do cônjuge, companheiro (a), pais e filhos, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco e/ou estado civil (como certidão de nascimento, certidão de casamento, entre outros).
Quem se enquadra como alto grau de imunossupressão?
Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos quepossuam:
I – Imunodeficiência primária grave;
II – Quimioterapia para câncer;
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH)
em uso de drogas imunossupressoras;
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3;
V – Uso de corticoides em doses =20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,
por =14 dias;
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune *;
VII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);
VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas
(reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim deelegibilidade da dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato;Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina;Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe eUpadacitinibe).
Serviço:
Dia D de Vacinação contra covid-19
05 de fevereiro de 2022, sábado, das 8h30 às 16h.
Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)