Rumos Itaú Cultural: Nigéria Filmes estreia documentário sobre “Swingueira”
Documentário sobre o movimento swingueira, nascido na periferia nordestina, estreia em Fortaleza com apresentação de dança
- Data: 15/03/2022 09:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Redação
- Fonte: Rumos Itaú Cultural
Frame Swingueira
Crédito:Rumos Itaú Cultural
Depois de passar por festivais de cinema, a Nigéria Filmes estreia no dia 17 de março (quinta-feira), às 19h, no Cineteatro São Luiz (CE), o documentário SWINGUEIRA (2021). Dirigido por Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula, o filme fala sobre esse movimento artístico, também conhecido como pagode baiano em Salvador e muvucão em Recife. A obra, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, levanta questões sobre corpo, identidade e práticas culturais desse universo da dança protagonizado por jovens de periferias nordestinas.
Após a exibição, o público é convidado a participar de debate com os diretores e Isaac Charada, protagonista do longa-metragem, e da festa com apresentação da dança. Haverá sessões, ainda, nos dias 18, 22 e 23.
SWINGUEIRA
O documentário cumpre a função social de registro histórico e dá continuidade à investigação antropológica da swingueira como movimento artístico iniciada por Felipe de Paula. Ele mostra a inventividade desses adolescentes em estabelecer uma movimentação artística e cultural nos centros das periferias, sem recursos ou qualquer estrutura. Transporta o público para a realidade das pessoas e da manifestação em si.
O audiovisual tem como recorte principal os grupos de dança de Fortaleza e de Recife, que, no período filmado, se preparam para competições locais. Cantores como Léo Santana e grupos baianos como Harmonia do Samba, produtores da musicalidade que se dissipa pelo Brasil, também participam da produção.
Na tela, os telespectadores assistem aos jovens superando desafios em busca de seus sonhos, encontrando na dança uma expressão que os integra em grupos e comunidades de pertencimento social. Também, conhecem e ouvem organizadores dos eventos, coordenadores das equipes, produtores das bandas e outros sujeitos-chave desta grande rede de sociabilidade.
SWINGUEIRA foi apresentado em fase de finalização no Festival Cine Ceará (CE), em 2020. No ano seguinte, com a produção completa, participou do Fest Aruanda (PB), Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) e In-Edit (SP). Além do Rumos Itaú Cultural, teve apoio do Fundo Setorial do Audiovisual pela chamada Prodecine 01. A distribuição é da ARCO FILMES (BA).
SERVIÇO:
Rumos Itaú Cultural 2015-2016
Estreia do filme SWINGUEIRA
Mais: debate com diretores e protagonista do filme
e festa com apresentações da dança
Dia 17 de março, às 19h
Demais sessões
Dia 18 de março, às 14h e às 16h30
Dia 22 de março, às 16h30
Dia 23 de março, às 13h30
Local: Cineteatro São Luiz
R. Major Facundo, 500 – Centro
Fortaleza (CE)
Entrada: R$10, inteira; R$5, meia entrada
1.050 lugares
Obrigatoriedade de comprovante de vacinação e uso de máscara