Roubo de carga: SP reverte tendência e derruba índices no 1º trimestre do ano

Sistema de Informações e Prevenção a Crimes de Cargas tem auxiliado as forças de segurança na prisão das quadrilhas envolvidas

  • Data: 15/05/2024 13:05
  • Alterado: 15/05/2024 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: SSP
Roubo de carga: SP reverte tendência e derruba índices no 1º trimestre do ano

Crédito:SSP

Você está em:

O estado de São Paulo tem uma das melhores malhas viárias do país. A infraestrutura facilita o escoamento de produtos agrícolas e cargas que abastecem o Brasil e países de todo o mundo, por meio do Porto de Santos e dos aeroportos internacionais de cargas. Essas características atraem o crime organizado. Em 2023, houve pouco mais de 6 mil roubos de carga no estado, uma queda de 4% em relação ao ano anterior.

A implantação do Sistema de Informações e Prevenção a Crimes praticados contra o transporte de Carga (SPCarga), instituído em maio do ano passado, tem auxiliado as forças de segurança a traçar o perfil das quadrilhas e agir conforme os registros. “Isso é apenas um embrião de um trabalho de inteligência policial para tentar minimizar o impacto desses números e diminuir também as incidências criminais. Com base nos dados, no modus operandi e logradouros conseguimos traçar o perfil dessas quadrilhas para agir conjuntamente e prender os criminosos”, disse o delegado Oswaldo Diez Junior.

Os resultados do trabalho apareceram no primeiro trimestre deste ano. Conforme o levantamento, em todo o estado houve uma redução de 24% nos delitos (1,2 mil ocorrências). A capital (23%) e o interior (15,9%) também registraram diminuição nos roubos de carga. As regiões de Ribeirão Preto e Santos, que fecharam o ano passado em alta, contabilizaram quedas nos delitos.

Os números estão disponíveis no site da Secretaria da Segurança Pública. O sistema apresenta mensalmente estatísticas e análises criminais sobre crimes envolvendo cargas, com base no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.

Perfil dos delitos

Conforme o levantamento realizado pelo SPCarga, no ano passado, as forças de segurança de São Paulo efetuaram a prisão de 442 suspeitos envolvidos em roubos de cargas. Neste ano, já são 136 detidos, aumento de 26% na comparação trimestral.

A maior parte das ocorrências se concentrou no eixo metropolitano, representando 74% do total dos registros. Em 47%, os casos aconteceram pela manhã. Cerca de 40% das cargas tinham valor estimado de até R$ 20 mil, segundo os registros nos boletins de ocorrência — sendo alimentos (24%), mistas (11%) e cigarros (7%) os alvos das quadrilhas.

As rodovias mais visadas pelos criminosos foram a Anhanguera, dos Bandeirantes e a Raposo Tavares, no eixo estadual. Na área federal, as estradas Presidente Dutra, Castello Branco e Fernão Dias lideraram os registros de assaltos.

“A criação do SPCarga foi importante para unir os entes vinculados à segurança”, destacou o delegado. Ele avalia que é necessário cada vez mais integração para combater os diferentes tipos de quadrilha que agem no estado. “Já houve uma evolução, como percebemos pelos índices, mas precisamos seguir em frente. As forças de segurança estão unidas seguindo essa diretriz desenvolvida pela SSP para combater os roubos, os furtos e os desvios de carga”, completou Diez.

Compartilhar:

  • Data: 15/05/2024 01:05
  • Alterado:15/05/2024 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: SSP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados