Rotas Periféricas Literárias leva programação de literatura para várias regiões da cidade
Ação promove intercâmbio de iniciativas e artistas ligados à literatura por meio das 6 carretas do BiblioSesc
- Data: 16/07/2024 17:07
- Alterado: 16/07/2024 17:07
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc São Caetano
Realejo do Cultivo
Crédito:Divulgação
De 16 a 25 de julho, o Sesc São Paulo realiza o projeto Rotas Periféricas Literárias nas zonas leste, oeste, sul e norte da Grande São Paulo, por meio do BiblioSesc.
A ação em rede envolve os seis caminhões-biblioteca que atuam nas regiões do Sesc Campo Limpo, Interlagos, Itaquera, Osasco, Santana e São Caetano, e propõe o intercâmbio sociocultural de ações artísticas do campo do Livro, Leitura e Literatura, em diálogo com outras linguagens. Assim, artistas de regiões específicas poderão atuar em outros territórios, e os públicos terão a oportunidade de conhecer atividades que nasceram em diferentes regiões, sempre em diálogo com esses contextos nos quais vivem, convivem ou circulam.
A programação conta com atividades de diferentes naturezas, como contações de história, saraus e intervenções poéticas.
Realejo do Cultivo
Com Anderson Maurício
Dias 18 e 25/7, quintas, das 12h às 13h30
18/7: CEU das Artes – Diadema (Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Jardim União – Diadema)
25/7: Parque da Juventude – Mauá (Rua Francisco Ortega Escobar)
A intervenção desenvolve-se em torno do livro Oráculo da Missão, por meio de um percurso poético que apresenta e espalha a poesia da terra, das ervas, em busca de uma conexão afetiva com as pessoas. Cada poema é vocalizado ou transmitido aos passantes por meio de um fone de ouvido, com o intuito de envolver os sentidos.
Sarau Poesia na Faixa
Com Poetas do Tietê
Dia 24/7, quarta, das 12h às 13h
Casa do Hip Hop de Mauá (R. David Boscariol, 92-112 – Jardim Rosina – Mauá)
Em um sarau ágil e diferente, os Poetas do Tietê entremeiam poemas curtos e longos, declamados em coro, com interpretação musical e muitas vezes de maneira performática, como, por exemplo, Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, cantada em ritmo de Funk. O sarau começa com um cortejo poético e termina em uma roda de declamação livre de poemas.
Sobre o BiblioSesc
O BiblioSesc é um projeto de âmbito nacional do Sesc que promove a circulação de caminhões-biblioteca por regiões e contextos em que a entidade não possui Unidades, estimulando a prática da leitura, formando novos leitores e leitoras e oferecendo uma Ação Cultural de amplo espectro e acesso.
O Sesc São Paulo aderiu ao projeto em 2009, sendo que atualmente conta com seis bibliotecas móveis, coordenadas pelas Unidades de Interlagos, Itaquera, Osasco, Campo Limpo, Santana e São Caetano, atuando em localidades periféricas e em comunidades muitas vezes carentes de equipamentos culturas e de acesso à leitura, conforme conceitos orientadores do projeto. Para além de consultas e empréstimos, ações programáticas são desenvolvidas junto aos parceiros, como oficinas, cursos, narrações de histórias e intervenções artísticas.
SERVIÇO:
Sesc São Caetano
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Recomendação etária: Livre
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp