Rosana Valle intermedia R$ 15 milhões para obras de mobilidade na Alemoa Industrial
Anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e deve solucionar problemas de congestionamento de caminhões no Porto de Santos
- Data: 03/09/2023 12:09
- Alterado: 03/09/2023 12:09
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação/Assessoria
A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) foi responsável por intermediar uma audiência do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam) com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), para tratar de reivindicações da categoria. O encontro aconteceu na noite dessa 6ª feira (1°/9), no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Na oportunidade, foram anunciadas uma série de medidas para solucionar o congestionamento de caminhões no Porto de Santos. O encontro contou com a presença do prefeito da cidade, Rogério Santos (PSDB), e de técnicos da administração municipal.
Tarcísio garantiu, na reunião, um repasse de R$ 15 milhões, para obras de mobilidade urbana e de infraestrutura na Alemoa Industrial. As intervenções devem começar em até seis meses e vão contemplar pavimentação e, num segundo momento, a construção de dois viadutos:
“Esta ajuda do Governo do Estado é muito importante para o desenvolvimento econômico de Santos, além de resolver a situação precária que se encontra o distrito industrial e portuário da Alemoa. Os caminheiros sofrem, há muito tempo, com vias esburacadas, e a ausência de planejamento logístico. Sem contar a dificuldade de acesso para os caminhões que enfrentam longos congestionamentos todos os dias, para escoarem suas mercadorias. Ficamos felizes com mais este anúncio, que vem ao encontro das reivindicações do Sindicam”, comemorou Rosana.
Na 4ª feira (30/8), caminhoneiros autônomos que atuam no Porto de Santos realizaram uma manifestação, por 12 horas, na descida do Viaduto da Alemoa. Na pauta da entidade, estava o fim dos congestionamentos e a garantia de trabalho no transporte de contêineres. Pacífica, a ação não prejudicou as operações de carga e de descarga de mercadorias nos navios atracados no complexo santista, no dia.
Ao todo, mais de 10 mil caminhoneiros circulam diariamente na região do Porto de Santos, segundo o presidente do Sindicam, Luciano Santos:
“Mobilizamos a paralisação nesta semana como forma de protesto sobre as condições atuais da Alemoa. As obras anunciadas pelo governador vão atender prontamente nossas reivindicações. Importante esta reunião ter acontecido, com a presença da deputada (Rosana Valle) e de representantes da Prefeitura”.
Em comum acordo, membros do sindicato e da administração municipal santista se comprometeram a estabelecer um plano de ação, para que os terminais graneleiros façam o agendamento eletrônico na Alemoa Industrial.
Segundo Rosana, em médio e longo prazos, serão realizadas estratégicas obras na Alemoa – traçadas com base na rotina de trabalho dos caminhoneiros:
“Além da conclusão das intervenções do Retão da Alemoa, temos questões de infraestrutura, de drenagem e de conservação que somente o Estado tem condições de nos ajudar com velocidade. Com este plano integrado de ações anunciadas pelo governador, temos a perspectiva que estes problemas serão sanados”, almeja a parlamentar do PL-SP.