“Romance de Formação”: sonhos e desafios de quatro estudantes promissores
O documentário, acompanhado de homenagem a Gilberto Gil, chega ao Curta!
- Data: 17/06/2022 14:06
- Alterado: 17/08/2023 02:08
- Autor: Redação
- Fonte: Curta!
Victoria Saramago na biblioteca de Stanford
Crédito:Divulgação/Curta!
Uma série de anseios, desafios e até mesmo frustrações. É preciso motivação para continuar seguindo em frente na certeza de que todo o esforço valerá a pena. Quatro estudantes que vivem esse momento delicado são acompanhados pela lente da diretora Julia de Simone no documentário “Romance de Formação”, que chega ao Curta!.
O filme mostra o cotidiano de jovens estudantes de renomadas instituições acadêmicas: Victoria Saramago, e seu doutorado em literatura em Stanford, nos Estados Unidos; Caetano Altafin, que estuda Direito corporativo em Harvard, também nos Estados Unidos; Fábio Martino, estudante da Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha; e William Cortopassi, que se dedica à farmacologia na PUC-Rio, no Brasil.
Os quatro têm em comum uma história de dedicação, sacrifício, foco e responsabilidade, atributos que os levaram aonde estão. Todos buscaram uma educação de excelência e vêm conquistando destaque em suas áreas.
Histórias que poderiam parecer comuns ganham ares de extraordinário sob o olhar de Julia de Simone. Em um país em que o Ensino Superior é uma realidade para poucos, chegar ao topo de uma formação acadêmica é uma jornada notável. A exibição é na Quinta do Pensamento, 23 de junho, às 22h30.
Curta! exibe maratona em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil
Em comemoração ao aniversário de 80 anos do cantor Gilberto Gil, celebrado em 26 de junho, o Curta! exibe a Maratona Gilberto Gil, com três produções sobre o artista: os longas “Viva São João” e “Tempo Rei”, além do episódio “O Caldeirão Musical”, da série “101 Canções que Tocaram o Brasil”. A maratona é no próprio dia 26, domingo, a partir das 18h30.
Em “Tempo Rei”, de Andrucha Waddington e Lula Buarque de Holanda, vemos o primeiro registro da vasta obra de Gilberto Gil em documentário. Na época, o longa celebrava os 30 anos de carreira do artista e relembra passagens de sua vida antes da fama.
Em “Viva São João”, de Andrucha Waddington, acompanhamos Gil em turnê, sobretudo pelo Nordeste, durante os festejos juninos. Já no episódio “Caldeirão Musical”, de “101 Canções Que Tocaram o Brasil”, Gil é visto como parte de uma safra de jovens que se tornariam grandes artistas da MPB, como Caetano Veloso, Elis Regina e Chico Buarque. A Maratona Gilberto Gil vai ao ar no domingo, 26 de junho, a partir das 18h30.