Rodrigo Garcia cumpre agenda no Interior e dá o tom da disputa eleitoral em São Paulo

Vacina deverá ser o principal mote da campanha dos tucanos

  • Data: 14/08/2021 20:08
  • Alterado: 14/08/2021 20:08
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC
Rodrigo Garcia cumpre agenda no Interior e dá o tom da disputa eleitoral em São Paulo

Crédito:

Você está em:

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, esteve neste sábado, 14 de agosto, na cidade de Casa Branca, na Mesorregião de Campinas, para inaugurar a ampliação do Centro de Reabilitação Cocais.

Na solenidade, que teve a participação de várias lideranças como prefeitos, deputados estaduais, federais e vereadores da região, Garcia exaltou o desempenho do governador João Dória na gestão da pandemia, destacando o seu esforço para garantir vacinas para a população de São Paulo, e sua luta em defesa da vida e do respeito à ciência. Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro, fez críticas veladas ao governo federal no enfrentamento da crise sanitária.

Recentemente desfiliado do DEM, partido em que permaneceu por 27 anos, Garcia ingressou no PSDB dando corpo à estratégia do Palácio dos Bandeirantes de viabilizar um nome do partido para a sucessão de Doria que deverá disputar o Planalto em 2022. Acolhido no ninho tucano como principal aliado político do governador, Garcia já começa a dar forma à principal narrativa que usará em eventual campanha: São Paulo foi o primeiro Estado da federação a investir na produção de vacina contra a Covid-19, estimulando, entre outras medidas, a parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

Garcia bate na tecla do fortalecimento do municipalismo e já promete apoio aos prefeitos do Estado por meio de programas que contemplem a transferência de recursos em várias áreas. Para Casa Branca anunciou 500 mil reais que serão destinados pelo Estado em programas de apoio a projetos de infraestrutura. O pré-candidato cumpriu agenda nas cidades vizinhas de Porto Ferreira e São João da Boa Vista, anunciando a criação de uma nova Microrregião e assinando ordens de serviço para o início de diversas obras na cidade e na região.

Aliança com o MDB

Um dos principais partidos a discutir uma aliança com a indicação do candidato a vice-governador na chapa de Rodrigo Garcia é o MDB. Caciques do partido afirmam que o deputado estadual Jorge Caruso foi cotado para ser o candidato a vice de Garcia e também a assumir uma cadeira de secretário estadual no governo, porém recusou. Segundo fontes, o partido ainda não definiu um nome para indicar. No evento de entrega de instalações na área da saúde estava o deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, que é de Ribeirão Preto e possui grande liderança na região.

O tom de discurso em defesa ao governo de Doria e Rodrigo Garcia deixa clara a aproximação do PSDB e MDB no palanque estadual de 2022. Questionado sobre quem o partido irá indicar para compor a chapa com Rodrigo Garcia, Baleia sorriu e desconversou.

Alckmin

Se por um lado Rodrigo Garcia busca alianças para se fortalecer como candidato à sucessão no governo de São Paulo, ao lado de caciques do MDB, por outro o ainda tucano Geraldo Alckmin, ex-governador do Estado de São Paulo por 3 mandatos, que aparece muito bem cotado nas pesquisas eleitorais, também está trazendo para seu elo de alianças nomes de peso no cenário político como o ex-governador Márcio França, o ex-prefeito de São Paulo e principal liderança do PSD, Gilberto Kassab; além do empresário Paulo Skaf, do MDB.

Nos bastidores políticos fala-se na possibilidade de uma composição de chapa entre Geraldo Alckmin e Márcio França. Alckmin tem feito agenda pelo Interior visitando lideranças e traçando apoios. Também é tido como certa sua saída do PSDB. O próprio Alckmin chegou a dizer essa semana que deverá deixar o partido em sua conta no Instagram onde exibiu uma entrevista que concedeu ao site G1 de Santos, mas há rumores de que somente concretizará sua saída após as prévias previstas para novembro. Kassab busca levar o ex-governador para o PSD. Tido como um dos principais articuladores políticos do Estado de São Paulo, o ex-prefeito, ao que tudo indica, terá forte atuação numa eventual campanha de Alckmin ao governo do Estado.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados