Rodrigo Garcia assina decreto para desapropriar área que garantirá nova entrada de Osasco
Intervenção é executada pelo Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo e integra um pacote de melhorias para mobilidade na zona oeste da Grande São Paulo
- Data: 11/08/2022 13:08
- Alterado: 11/08/2022 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: ARTESP
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Governo de São Paulo declarou de utilidade pública da área necessária para as obras do novo acesso à cidade de Osasco – zona oeste da Grande São Paulo, incluindo a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tietê que permitirá a transposição da Rodovia Castello Branco (SP 280). Ao todo, serão liberados 310,12 m², necessários aos serviços para modernização e reformulação do tráfego na região. O pacote também inclui melhorias para alargamento da pista Expressa Oeste da rodovia Castello Branco, a partir do viaduto que passa sobre a Avenida Presidente Kennedy.
Com investimento de R$ 232,7 milhões, a obra vai contemplar a construção de uma nova ponte no km 15+800 sobre o Rio Tietê, que ligará a rodovia à Avenida Fuad Auada, a partir da via Marginal Oeste – no sentido interior. O decreto número 67.027 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10), e é um passo fundamental para a continuidade das obras, já que a liberação das áreas confere maior agilidade à execução dos trabalhos.
As obras, iniciadas em maio, são executadas pela concessionária CCR ViaOeste por meio do programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo, sob fiscalização da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo. “As obras solucionarão um conflito viário antigo da região. A nova entrada de Osasco vai proporcionar uma melhor fluidez ao tráfego, beneficiando não só a população do município, mas também aqueles que vão para o interior pela Rodovia Castello Branco”, explica Milton Roberto Persoli, diretor-geral da ARTESP.
Além disso, para garantir melhores condições de segurança aos motoristas e usuários, serão implantados novos elementos de segurança, como defensas metálicas e barreiras rígidas. O prazo previsto para a conclusão das obras é de 23 meses.