Rodoanel Mário Covas (SP-021) recebe ação de saúde e conscientização sobre doação de órgãos

Quarenta motoristas foram sensibilizados sobre a importância do transplante

  • Data: 23/09/2024 15:09
  • Alterado: 23/09/2024 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: ARTESP
Rodoanel Mário Covas (SP-021) recebe ação de saúde e conscientização sobre doação de órgãos

Crédito:ARTESP

Você está em:

Na manhã desta segunda-feira (23), motoristas que passaram pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021), em Suzano, participaram de uma importante ação de saúde preventiva e conscientização sobre a doação de órgãos durante a Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa, promovida pela concessionária SPMar em parceria com a ONG Deixe Vivo e com o apoio da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, integra o calendário do Setembro Verde, mês da campanha nacional que incentiva a doação de órgãos.

Durante a ação, realizada na base 3 do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) no km 102 do anel viário, os usuários puderam realizar exames rápidos, como aferição de pressão arterial e medição de glicose, além de receber orientações de saúde sanar dúvidas sobre como funciona a doação de órgãos. O objetivo principal foi sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, um gesto que pode salvar muitas vidas.

No trajeto da sua pedalada matinal, o ciclista Valdelino Martins de Carvalho, 60 anos, parou para utilizar o serviço. “É fundamental ter campanhas que conscientizem sobre tudo o que leva à prevenção, ao autocuidado e outros temas. Estando informado e conscientizado, você também cuida de quem está próximo a você.” Já o motorista Cleilton Jesus Braga, 38, estava a caminho de Arujá quando avistou a ação e também decidiu parar no posto SAU. “Como estamos sempre na estrada, nunca temos tempo para realizar exames simples. Aproveitei para verificar as condições da minha saúde, que está em dia, além de ser orientado sobre a doação de órgãos”.

Olga Brígida Schekiera, cofundadora do Instituto Deixe Vivo, reforça que ainda falta informação e é preciso enfrentar alguns tabus sobre a doação de órgãos. “A maioria das pessoas confunde morte encefálica com o coma, e acredita que o quadro do seu familiar poderá ser revertido. Dessa forma, o nosso papel é esclarecer as dúvidas, falar sobre vidas e o legado que a pessoa deixará sendo doadora”, esclarece. Cerca de 40 motoristas participaram ativamente da ação, recebendo orientações e realizando exames preventivos.

Como parte dessa mobilização, os Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) espalhados em mais de 11 mil quilômetros de rodovias concedidas no Estado de São Paulo estão exibindo as seguintes mensagens:

Doe Órgãos, Salve Vidas!

@DEIXEVIVO

Seja um doador, avise sua família – deixevivo.org

A mensagem reforça a importância de comunicar o desejo de ser doador às famílias, já que o consentimento familiar é essencial para efetivar a doação. O Dia Nacional de Doação de Órgãos é comemorado na próxima sexta-feira (27) e possui representação na cor verde para como representação simbolizando saúde, esperança e liberdade.

“A conscientização e o incentivo à doação de órgãos no País são atitudes que podem salvar muitas vidas, trazendo dignidade e autonomia às pessoas que estão na fila de espera por um transplante”, finalizou Laércio Simões, diretor-geral interino da Agência.

Compartilhar:

  • Data: 23/09/2024 03:09
  • Alterado:23/09/2024 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: ARTESP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados