Roche apoia projeto que promove a empregabilidade de jovens
Em parceria com o Instituto Reciclar, companhia financia cursos técnicos e doa equipamentos para reduzir as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho
- Data: 24/08/2021 15:08
- Alterado: 24/08/2021 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Roche
Crédito:Reprodução
Comprometida em contribuir para o estabelecimento de uma sociedade desenvolvida e socialmente mais justa, ajudando jovens entre 18 e 24 anos a se qualificarem e entrarem no mercado de trabalho, a Roche – empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico – se tornou, em 2021, uma das apoiadoras do Instituto Reciclar. Trata-se de uma instituição que atende a pessoas nessa faixa etária em situação de vulnerabilidade e de risco social.
Os frutos da parceria já podem ser vistos diretamente em dez jovens da Zona Oeste da cidade de São Paulo, por meio do financiamento de cursos técnicos na área da saúde em escolas de referência.
Além disso, a Roche doou 60 tablets ao Instituto para que mais jovens pudessem continuar suas capacitações de forma remota, no momento em que parte das atividades presenciais estiveram suspensas pela pandemia da COVID-19.
Outro projeto da Roche é um programa lançado recentemente em que 160 colaboradores serão selecionados e treinados para atuarem como mentores de jovens negros e indígenas. O objetivo é que eles tenham contato com um profissional experiente, ampliem seu autoconhecimento e recebam mais preparação para o mercado de trabalho. Por outro lado, o voluntário desenvolve habilidades interpessoais e amplia as competências de liderança e gestão de diversidade.
As iniciativas fazem parte do compromisso da Roche com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), validados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Destaque para o ODS 3, que visa garantir a saúde e o bem-estar de todos – tema que compõe a Agenda 2030, ao lado da erradicação da pobreza, acesso ao saneamento, à educação e à água e integridade nos negócios.
Efeitos da pandemia – O ano de 2020 fechou com uma das maiores taxas de desemprego dos últimos anos, de 12,4%, reflexo da paralização de diversas atividades em decorrência da pandemia. Esse número é ainda mais alto – 29,3% – na população entre 18 e 24 anos, faixa etária que costuma ser a de inserção do jovem no mercado de trabalho e uma etapa muito importante em sua trajetória profissional, já que o acesso ao emprego qualificado estimula o seu desenvolvimento e contribui para o aumento de sua renda.
Uma forma de diminuir as barreiras na busca pelo primeiro emprego e gerar impacto social é a parceria entre a Roche e o Instituto Reciclar, focada na inclusão produtiva por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais, habilidades profissionais e conhecimentos técnicos. As ações possibilitam a inserção no mercado de trabalho e a construção de uma trajetória de vida pautada pelo protagonismo e por uma atuação positiva e responsável na sociedade.
Segundo a diretora de Recursos Humanos da Roche, Denise Horato, “atuar na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade para que possam ter uma primeira experiência profissional mais robusta e em áreas de sua escolha é algo essencial para o momento que vive o país. Nosso objetivo é contribuir para que eles se mantenham motivados, aumentando suas perspectivas de carreira profissional e as oportunidades para projetos de vida“, diz.
Impactos sociais – Mulheres e jovens entre 18 e 24 anos são os mais impactados pelo desemprego e pela qualidade dos postos que disputam. Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que houve uma piora considerável nos indicadores do mercado de trabalho em 2021, justificada pelo agravamento da pandemia. O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego) caiu 5,8 pontos em março de 2021 e atingiu 77,1 pontos, o menor nível desde agosto de 2020.
Para Tiago Lins, Gerente de Desenvolvimento Institucional do Instituto Reciclar, o programa tem como foco jovens em situação de vulnerabilidade social, mas também prioriza mulheres, pretos e pardos. “Dentro da faixa etária atendida, esses são os públicos que mais enfrentam barreiras para se qualificarem e buscarem por empregos. Juntamente com saúde e educação, o mercado de trabalho é uma pauta muito importante nesse momento tão desafiador”, afirma.
Além de ajudar na qualificação de jovens, sua inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, diminuir os índices de desemprego no país, outro resultado positivo da empregabilidade desse público é o aumento da diversidade na empresa, tornando o ambiente corporativo mais diverso, tolerante, criativo e inclusivo.
De acordo com Sarah Chaia, Diretora Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Health Policy, Parcerias Sustentáveis & Compliance Officer da Roche Farma Brasil, para a Roche o compromisso com a sociedade vai muito além da saúde. “Estabelecer parcerias de valor, como essa com o Instituto Reciclar, gera oportunidades transformadoras e de alto impacto. É parte de nossa responsabilidade corporativa atuar pela igualdade e inclusão social, utilizando as ferramentas que temos disponíveis para amenizar os impactos causados pela pandemia“, conclui.