Rio Pinheiros: nova subestação a gás da Usina São Paulo recebe equipamentos chineses
Peças como barramentos, disjuntores, seccionadoras e transformadores de corrente e potencial vieram do Porto de Santos e estão prontas para serem instaladas no local
- Data: 17/05/2021 15:05
- Alterado: 17/05/2021 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: EMAE
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
No último sábado (15), começaram a chegar à Usina São Paulo (antiga Usina de Traição), estrutura da EMAE no Rio Pinheiros, equipamentos do circuito elétrico que serão utilizados na nova subestação a gás que está sendo construída no local. As peças foram fabricadas pela empresa chinesa Chint Electric Co.
Equipamentos como barramentos, disjuntores, seccionadoras, transformadores de potencial e de corrente, para-raios e painéis de comando, que vieram da China e estavam no Porto de Santos, serão instalados em breve na subestação. No total, 12 carretas serão utilizadas para fazer o transporte.
Essas são as etapas finais do empreendimento, que começou a ser construído em maio do ano passado com investimento de R$ 40 milhões. A nova subestação de energia da Usina São Paulo, antiga Usina de Traição, deve entrar em funcionamento no próximo semestre, oferecendo mais confiabilidade no fornecimento de energia para a usina.
Mais moderna em relação à Estação Transformadora de Usina (ETU) já existente no local, a nova subestação está sendo construída no conceito de GIS – subestação isolada a gás SF6 (hexafluoreto de enxofre) -, que diminui a área total ocupada em torno de 75%, dando espaço para outras ações do Programa Novo Rio Pinheiros, de despoluição do rio e revitalização do seu entorno.