Rincon Sapiência comemora dois anos do álbum “Galanga Livre”
O primeiro álbum de estúdio do rapper paulistano exalta a cultura africana e vários ritmos advindos dela
- Data: 03/06/2019 10:06
- Alterado: 03/06/2019 10:06
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
O rapper Rincon Sapiência comemorou no último domingo de maio (26) os dois anos de lançamento de seu primeiro álbum de estúdio com um show no Auditório do Ibirapuera. “Galanga Livre” foi o primeiro registro em longo formato do MC paulistano que já está em atividade desde 2000.
Tendo participado, ao longo de sua carreira, de diversos grupos e trabalhado com diferentes artistas, foi somente há dois anos que Rincon, vulgo Manicongo, teve seu primeiro trabalho de estúdio divulgado. O rapper comentou ainda uma feliz coincidência na data: é comemorado no dia 25 de maio, quando o disco foi lançado, o Dia da África. Não foi planejado, mas “Galanga Livre” não poderia ter vindo ao mundo em dia melhor. Em sintonia com os ideais de liberdade e união dos povos africanos presentes na criação da data comemorativa, o disco de Rincon exalta a cultura negra e canta por seu empoderamento. Isso pode ser notado não somente nas rimas do rapper, mas também no instrumental que conta com percussões e berimbaus.
Também foi celebrado o EP “SP Gueto BR”, lançado em maio de 2014. Rincon comenta que foi daí que surgiu a parceria com os músicos com quem dividiu o palco na apresentação, entre eles o DJ Mista Luba e James Bantu, que assume os backing vocals. Deste trabalho, Rincon cantou a sequência “Profissão Perigo”, “Neguin di Kebra”, “Rep and Roll” e “Festa no Gueto”. O medley ainda foi precedido pelo refrão do hino “Rap É Compromisso”, obra de um dos maiores nomes da história do rap nacional, Sabotage.
Passeando por vários gêneros musicais, Rincon incorpora em seu show elementos do rock, samba, reggae, ska e ritmos africanos. A mistura logo de início levantou o público no auditório e ao longo das batidas de músicas como “Afro Rep” e “Meu Bloco” foi conquistando os mais tímidos da plateia. Ao final, uma versão de “Abaixa Que É Tiro”, dos baianos do Parangolé terminou a noite com muita dança.
“Galanga Livre” continua soando como novo mas Rincon já vem trabalhando na produção de outro álbum. Enquanto ele não fica pronto, o músico vem lançando singles como “Mete Dança (Verso Livre)” e “Bon Voyage (Crioulo em Paris)” e mostrando a cada trabalho que, como ele próprio diz em “Ponta de Lança (Verso Livre)”, se depender dele, a cultura do MC ainda vive.
Rincon Sapiência é atração do festival João Rock, em Ribeirão Preto, subindo ao mesmo palco dos rappers Djonga e BK no dia 15 de junho. O MC também se apresenta gratuitamente no Sesc Jundiaí na próxima sexta-feira (7).