Ricardo Nunes se reuniu com Matteo Salvini, líder da extrema direita italiana
Encontro na última semana não foi divulgado em canais oficiais da Prefeitura de São Paulo; Salvini diz que discutiu projetos de investimento em infraestrutura com prefeito
- Data: 20/05/2024 18:05
- Alterado: 20/05/2024 18:05
- Autor: Redação
- Fonte: Estadão Conteúdo
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB)
Crédito:Marcelo S. Camargo/Governo de SP
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), se reuniu com o vice-primeiro-ministro e ministro da Infraestrutura da Itália, Matteo Salvini, em Roma na semana passada. Salvini é líder do partido de extrema direita Liga Norte, que defende posições nacionalistas e anti-imigração sob o lema “mais Itália, menos Europa”.
A Prefeitura de São Paulo informou, em nota, que Nunes acompanhou, a pedido do deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos), uma reunião com Salvini. O compromisso, no entanto, não foi divulgado na agenda oficial do mandatário. A informação foi noticiada pelo portal UOL e confirmada pelo Estadão.
“A Secretaria Especial de Comunicação esclarece ainda que o parlamentar já estava na cidade quando o prefeito chegou a Roma e que Abduch permaneceu na capital italiana quando o prefeito retornou ao Brasil”, diz o texto.
A reunião ocorreu na quarta-feira, 15, na sede do Ministério da Infraestrutura e Transportes, na capital italiana. De acordo com nota divulgada pela pasta, o encontro entre o vice-primeiro-ministro e o prefeito de São Paulo “foi uma oportunidade para discutir projetos de investimento em infraestrutura e cooperação entre empresas”.
Em suas redes sociais, Salvini publicou um vídeo com Abduch. A gravação mostra ambos em uma chamada de vídeo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estava internado em um hospital em São Paulo na época. Na legenda, Salvini afirma que está em um encontro com Ricardo Nunes, mas o prefeito de São Paulo não aparece nas imagens.
Oggi al Ministero delle infrastrutture e dei trasporti, durante l’incontro con il sindaco di San Paolo del Brasile, ho avuto modo di salutare telefonicamente @jairbolsonaro, attualmente ricoverato in ospedale.
— Matteo Salvini (@matteosalvinimi) May 15, 2024
Inviamo forza e vicinanza! 🇮🇹🇧🇷 pic.twitter.com/Hu99AsJPwU
Nunes, por sua vez, optou por não dar publicidade ao encontro em suas redes sociais. Convidado para um seminário sobre mudanças climáticas no Vaticano, o chefe do Executivo paulistano desembarcou no aeroporto de Roma na manhã da terça-feira, 14, e retornou ao Brasil na sexta-feira, 17.
Cotado para a vice de Nunes e bolsonarista de primeira hora, Abduch recusou, em fevereiro passado, o convite para assumir a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento na gestão Ricardo Nunes. O parlamentar foi procurado para comentar o encontro com Salvini porém não retornou aos contatos da reportagem até a publicação deste texto.