Ribeirão realiza ação de saúde bucal nas escolas municipais

Programa realizado pela Prefeitura encaminhou 260 estudantes de 1º a 5º ano para tratamento odontológico e 810 para aplicação de flúor

  • Data: 05/09/2013 15:09
  • Alterado: 05/09/2013 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP
Ribeirão realiza ação de saúde bucal nas escolas municipais

Crédito:

Você está em:

A Prefeitura de Ribeirão Pires realiza o Programa de Procedimentos Coletivos de Saúde Bucal nas escolas da rede municipal. Desde o início do ano, estudantes do 1º ao 5º ano estão aprendendo na prática a importância de manter bons hábitos de escovação dos dentes. Mais de 4,5 mil alunos já passaram por triagem com dentistas da Secretaria de Saúde e Higiene para avaliação bucal.

No Programa de Procedimentos Coletivos, os estudantes participam de escovação supervisionada pelos profissionais de odontologia da Prefeitura. Os alunos, com prévia autorização dos pais ou responsáveis, passam por triagem e são separados em cinco categorias, de acordo com a avaliação odontológica: categoria A – sem problemas bucais; categoria B – com algum tipo de restauração já efetuado nos dentes, mas sem novos problemas; categoria C – pequenos riscos e pontos nos dentes que demandam apenas acompanhamento dos profissionais e reforço na higienização; categoria D – cáries ou gengivite; categoria E – casos mais críticos como problemas na raiz do dente. Do total de alunos que passaram pela triagem, 260 foram encaminhados para tratamento, por estarem classificados nas últimas categorias.

Durante o processo de avaliação, também foram identificados os casos em que é necessária aplicação de flúor – 813 alunos já estão recebendo a aplicação. “É sabido por meios de estudos o problema dos brasileiros com questões odontológicas, que geram doenças e casos que acompanham a pessoa durante toda a sua vida. Trabalhar com nossas crianças é prevenção e, acima de tudo, saúde para toda a vida”, pontuou o prefeito Saulo Benevides.

O Programa, realizado por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e Higiene e Educação, Inclusão e Tecnologia, também inclui a realização de palestras em escolas da cidade para conscientizar os estudantes sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal. As atividades desenvolvidas começam a mostrar resultados. “É melhor escovar os dentes do que ir ao dentista. Eu nunca fui, porque escovo sempre meus dentes”, contou Lorran da Silva Souza, 10 anos.

Para facilitar o aprendizado, os profissionais ensinaram técnicas com nomes lúdicos para que as crianças assimilem melhor e criem identificação com a prática de escovação. “Aprendemos a fazer a escovação vassourinha e a do trenzinho. Temos que escovar os dentes na parte de trás, de cima e da frente para tirar toda a sujeira e os restos de comida”, explicou a estudante Roberta dos Santos, 9 anos.

O Programa de Procedimentos Coletivos de Saúde Bucal é realizado durante todo o ano letivo. Dividido por etapas, a ação inclui atividades educativas e supervisão na escovação. A terceira etapa, realizada neste 2º semestre, reforça a conscientização sobre a importância dos cuidados e da escovação correta, com nova escovação supervisionada, e aplicação de flúor em crianças classificadas nas categorias D e E, após triagem feita pelos dentistas.

Além das ações realizadas nas escolas municipais, as equipes de odontologia da Secretaria de Saúde e Higiene prestam orientação e esclarecimento de dúvidas sobre prevenção às doenças bucais no Complexo Odontológico – Rua 1º de Maio, 108 – Jardim Itacolomy. Mais informações – 4824-3117.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:Gabriel Mazzo

  • Data: 05/09/2013 03:09
  • Alterado:05/09/2013 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados