Ribeirão Pires terá atendimento ambulatorial pós-COVID-19
Unidade de Saúde da Prefeitura realizará acompanhamento de pacientes que estiveram internados em emergência ou com quadro grave pela doença
- Data: 21/09/2020 16:09
- Alterado: 21/09/2020 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Hospital de Campanha
Crédito:João Damásio
A Prefeitura de Ribeirão Pires implantou mais um serviço para reforçar ações de monitoramento e prevenção ao coronavírus. A partir de quarta-feira, dia 23, a rede municipal contará com atendimento voltado aos moradores que foram internados por COVID-19, em unidades do município ou de outras cidades – públicas ou privadas.
Entre 14 e 21 dias após a alta hospitalar, o internado em emergência ou com quadro de internação grave por coronavírus fará sua primeira consulta no Ambulatório de Atendimento a Pacientes Pós-COVID, situado no Serviço de Atenção Especializado, região central da cidade. No local, além do atendimento médico, será realizada a solicitação de coletas de exames laboratoriais e de imagens. Se necessário, de acordo com a avaliação médica, o paciente terá encaminhamento para atendimento psicológico e fisioterapêutico.
Cada paciente será avaliado individualmente, priorizando as consequências e sequelas do acometimento por COVID-19. O período de acompanhamento será estabelecido após análise médica, de acordo com o perfil do paciente, podendo chegar a até três meses. O agendamento será realizado pelos profissionais da rede municipal. O ambulatório específico para o monitoramento e acompanhamento atenderá às quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. Fazem parte da equipe de atendimento médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga e fisioterapeuta.
Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura, a implantação do novo Ambulatório se dá considerando que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) segue sob estudos e investigações, para a compreensão e melhor controle de possíveis consequências e danos pós-recuperação que a infecção pode causar, como fraqueza muscular, respiratória, cardíaca, renal, vascular, fadiga, alterações de sensibilidade, e outros.
Desde o registro dos primeiros casos suspeitos de coronavírus em Ribeirão Pires, a Prefeitura adotou novos protocolos de atendimento na rede municipal, implantou Hospital Municipal de Campanha (com 41 leitos exclusivos para internação, 17 deles com respiradores), ampliou a testagem para casos suspeitos (seguindo diretrizes do Ministério da Saúde), entre outras medidas de controle e prevenção à COVID-19.