Ribeirão Pires registra crescimento de 14,8% em transações imobiliárias
Ações ambientais realizadas agora pela Prefeitura e o interesse de novos investidores estão entre as explicações para o crescimento
- Data: 31/07/2013 16:07
- Alterado: 31/07/2013 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Crédito:
O Cartório de Registro de Imóveis de Ribeirão Pires fechou balanço das transações imobiliárias realizadas no 1º semestre de 2013. No período, foram recebidas 1.645 solicitações de registros de títulos, 14,8% a mais em comparação aos seis primeiros meses de 2012 (1.432 títulos). Entre os serviços realizados estão matrículas e averbações de construções de todos os tipos de imóveis, bem como transações de compra, venda e locações.
De acordo com o Registrador do Cartório da cidade, Luc da Costa Ribeiro, o bom desempenho das ações do órgão ambiental, que na cidade é a Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico, e o interesse de novos investidores estão entre as explicações para o crescimento de transações imobiliárias.
“Ribeirão Pires está 100% em área de proteção aos mananciais, com legislação rigorosa. Considero importante em todo o processo a mudança de cultura das pessoas. Antes não existia comprometimento em relação ao licenciamento em imóveis residenciais. Esse comprometimento existia apenas com as licenças para indústrias, até o final de 2012 feitas pela Cetesb. O Cartório de Registro de Imóveis entrou de forma incisiva junto à Prefeitura e com corretores de imóveis para que todos os imóveis passassem a ser regularizados”, avaliou Ribeiro.
Outro fator que puxa para cima as estatísticas do Cartório é o interesse de proprietários na valorização de seus imóveis. “Hoje há grandes oportunidades para que proprietários comecem a regularizar e colocar seu imóvel no mercado. Se quiserem que a propriedade tenha mais valor, é necessário o licenciamento e a averbação. Por conta disso, cresce o número de pessoas buscando a regularização”, explicou.