Ribeirão Pires prorroga campanha de vacina contra raiva
Nos dias 25, 26 e 27, equipes da saúde percorrerão bairros da cidade e aplicarão doses da vacina no Canil Municipal
- Data: 19/09/2013 14:09
- Alterado: 19/09/2013 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Crédito:
A Prefeitura de Ribeirão Pires estendeu a campanha de vacinação contra a raiva felina e canina. A ação, que seria realizada até este sábado, dia 21, será promovida também nos dias 25, 26 e 27, em bairros da cidade e no Centro de Controle de Zoonoses. Nessa sexta-feira, dia 20, a Secretaria de Saúde e Higiene levará a campanha, em posto volante, ao Jardim Santa Inês e Jardim Serrano. No sábado, as equipes percorrerão Parque das Fontes e Santa Luzia. No dia 25, próxima quarta-feira, posto volante aplicará doses da vacina na Rua São Francisco, Vila Maria. No dia 26, as equipes estarão no Parque Aliança e no dia 27 na Praça Central da cidade. As doses também estão disponíveis no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, até o final de setembro. Desde 31 de agosto, a Prefeitura está vacinando cães e gatos acima de três meses de idade para prevenir a transmissão da doença. A meta da Secretaria de Saúde e Higiene é vacinar cerca de 17,6 mil animais (15.390 cães e 2.230 gatos). O Centro de Controle de Zoonoses está localizado à Rua Catarina Rios Giachello, 185 – Jardim Boa Sorte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.
SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA – O Centro de Controle de Zoonoses da cidade orienta que gatos sejam levados em caixas de transporte ou carrinhos de feira para evitar fugas e acidentes. Os cães devem ser levados em coleira e guia. Os mais agressivos devem ser levados com uso de focinheira adequada e por pessoa com força compatível ao animal.
A raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de arranhadura, lambedura ou mordedura de mamíferos doentes, com letalidade em quase 100% dos casos. A vacina é a única forma de prevenir a doença.
O CCZ informa que fatores como o estresse a que os animais são submetidos, por ocasião da vacinação, predispõem a ocorrência de reações adversas. Os animais a serem vacinados não devem apresentar sinais de doenças infectocontagiosas e depressoras do sistema imune. São reações (na maior parte dos casos), de leve intensidade, dor no local da aplicação, febre e inchaço – sintomas esperados na aplicação de qualquer produto biológico. A aplicação da vacina é feita com seringa e agulha descartável, com todos os cuidados que o procedimento exige.
Relação dos postos volantes:
20 de setembro – Sexta-feira
– Das 9h às 12h – Mercearia do Basílio – Rua Goiânia, 160 – Jd. Santa Inês
– Das 9h às 12h – Bar do Brito – Av. Aleluias, 126 – Jardim Serrano
21 de setembro – Sábado
– Das 9h às 12h e das 14h às 16h – E.E. Fco. Prisco – Rua Diadema, 135 – Parque das Fontes
– Das 9h às 12h e das 14h às 16h – E.E. Profª. Maria Pestana Menato – Profº Antonio Nunes, 249 – Santa Luzia
25 de setembro – Quarta-feira
– Das 9h às 12h – Rua São Francisco – Próximo ao ponto final do ônibus Vila Maria
26 de setembro – Quinta-feira
– Das 9h às 12h – Morro do Careca – Parque Aliança
27 de setembro – Sexta-feira
– Das 9h às 12h – Praça Central da cidade – Rua Boa Vista – Centro