Ribeirão Pires promove conscientização contra bullying no Jardim Caçula

Palestra realizada em escola estadual busca a sensibilização da comunidade escolar e melhoria do ambiente de ensino

  • Data: 08/10/2019 13:10
  • Alterado: 08/10/2019 13:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Ribeirão Pires promove conscientização contra bullying no Jardim Caçula

Crédito:PMETRP

Você está em:

Cerca de 150 alunos do ensino médio da Escola Estadual Farid Eid, no Jardim Caçula, participaram de palestra de conscientização sobre a prática do bullying, além de roda de conversa, promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio SPAIS – Secretaria de Participação e Inclusão Social.

O projeto, idealizado por psicólogo da SPAIS, foi executado a pedido da direção da unidade escolar, pelo segundo ano consecutivo. Teve como objetivo a reflexão sobre a prática e suas consequências na vida do indivíduo.

“Esse projeto é muito importante para a redução de conflitos e para uma boa convivência no ambiente escolar, despertando a empatia, solidariedade e respeito mútuo. É uma experiência comovente que nos faz refletir profundamente sobre o nosso papel como cidadão”, explicou o professor de sociologia e filosofia da instituição, Wilson Leopoldino.

O “bullying” é todo ato de violência física ou psicológica, intencional e recorrente, praticado por indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas. Além da palestra, também foi aplicada pesquisa sobre o tema, permitindo a análise estatística da prática do bullying na escola. 

“O objetivo é fazer com que os participantes reflitam. Quando trazemos o assunto à tona, o grupo compreende e pode adotar uma nova postura, escolhendo a sociabilidade no lugar do sofrimento e violência”, explicou o psicólogo da SPAIS, Edglay de Souza André.

“Após a sensibilização, a unidade escolar se responsabiliza pelo acompanhamento dos resultados para avaliarmos as necessidades de novas ações. Com as intervenções feitas no ano passado, o resultado foi a redução dos casos de bullying e as consequentes queixas de alunos e pais à direção da escola”, concluiu o profissional.

Compartilhar:

  • Data: 08/10/2019 01:10
  • Alterado:08/10/2019 13:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados