Ribeirão Pires promove atividade de conscientização contra a LGBTfobia
Atividade, voltada a estudantes da cidade, integra calendário do mês da luta contra a intolerância e pela garantia de direitos
- Data: 16/05/2019 15:05
- Alterado: 16/05/2019 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:Gabriel Mazzo
Na última quarta-feira, dia 15, alunos da Escola Estadual Professora Judith Ferreira Piva, da Quarta Divisão, participaram de palestra sobre diversidade, realizada no CRAS do bairro, localizado no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU. No total, 62 estudantes – do 1º ano do ensino médio e 8º ano do ensino fundamental – participaram da ação.
O evento foi promovido em parceria entre as secretarias de Assistência Social e Cidadania – SASC, e de Participação e Inclusão Social- SPAIS. O encontro integra programação do mês de Combate à LGBTfobia – luta internacionalmente celebrada no dia 17 de maio.
A palestra foi ministrada por Vitor de Oliveira Lopes, dirigente de unidade de Gênero e Diversidade da SPAIS, e abordou temas como identidade de gênero; orientação sexual; garantias de direitos; igualdade social; LGBT+; vínculos familiares; uso do nome social no município – conforme decreto municipal nº 6.807/18; luta contra o preconceito, entre outros.
“O tema é bem pertinente ao que sempre trabalhamos na escola, que é respeito às diferenças. O nosso papel é mostrar que todos são iguais e merecem respeito. Não importando suas escolhas pessoais”, afirmou Maria Célia Figueiredo Dias, professora coordenadora pedagógica da unidade escolar.
A atividade integra, ainda, conjunto de ações promovidas na unidade do CRAS Quarta Divisão, com objetivo de aproximar a comunidade e as escolas da região ao equipamento.
“O CRAS da Quarta Divisão é um equipamento público e a população deve se apropriar do espaço, participando das atividades desenvolvidas aqui, procurando os serviços oferecidos, enviando sugestões e zelando pelo local”, afirma a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.