Ribeirão Pires mantém serviço de fortalecimento de vínculos por meio virtual

Entidades sociais do município dão continuidade aos atendimentos durante o período de combate ao coronavírus

  • Data: 01/07/2020 15:07
  • Alterado: 01/07/2020 15:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Ribeirão Pires mantém serviço de fortalecimento de vínculos por meio virtual

Prefeitura de Ribeirão Pires mantém serviço de fortalecimento de vínculos por meio de ferramenta virtual

Crédito:PMETRP

Você está em:

A SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires segue promovendo ações para garantir a continuidade do atendimento a moradores em situação de vulnerabilidade social durante a atual pandemia do coronavírus.

Diante do cenário de isolamento social, uma das alternativas para que as atividades de fortalecimento de vínculos e socialização dos assistidos tivessem continuidade foi a utilização de ferramentas virtuais.  Plataformas como Zoom Video Communications, Youtube e Facebook, bem como o aplicativo Whatsapp, dão suporte às entidades sociais que atuam em parceria com a Prefeitura.

“As ferramentas nos possibilitam a aproximação do público com os serviços que utilizam. É extremamente importante encontrar meios de dar continuidade aos serviços de fortalecimento de vínculos promovido pelos equipamentos da Assistência Social nas entidades sociais parceiras, mesmo que não seja de forma presencial”, afirmou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

A entidade ABASC Mão Amiga, de Ouro Fino, utiliza a plataforma Zoom para dar continuidade às oficinas gratuitas de recreação; saúde e bem-estar; karatê; corpo e movimento; e violão. Pelo Termo de Colaboração com a Prefeitura, a entidade atende cerca de 40 munícipes, com idades entre 6 e 59 anos.

A instituição também disponibiliza conteúdos em sua página no Facebook (Centro de Apoio Mão Amiga Ribeirão Pires), no canal da entidade no Youtube (Abasc) e compartilha o conteúdo também pelo Whatsapp.

O CRI – Centro de Referência do Idoso da cidade, que atende atualmente 770 moradores da terceira idade, oferece por meios virtuais aulas de danças cigana e de salão; dança com ritmo; alongamento; yoga; violão e cantoterapia – utilizando a página do Facebook da entidade (Centro de Referência do Idoso – @CRIRP) e pelo canal do Youtube (CRI Ribeirão Pires).

Além das atividades, a instituição promove, ainda, atendimento psicológico aos idosos, com atividades de ativação de memória e vivência emocional, por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp e por chamadas telefônicas.

“Todos os nossos prestadores de serviços, assim como a psicóloga, buscam a interação social entre os nossos assistidos. A sociabilização é de extrema importância na qualidade de vidas dessas pessoas. As nossas atividades, oferecidas gratuitamente, buscam principalmente essa interação entre alunos e colaboradores”, explicou administradora do CRI, Vera Lúcia Gonçalves Couto.

A ARIS – Associação Ribeirãopirense para Integração Social, outra entidade que atua em parceria com a Prefeitura, atende mais de 80 moradores, com idades entre 6 e 15 anos incompletos, e suas famílias (cerca de 70 famílias).

Pelo canal do Youtube (ARIS RP), a instituição dá continuidade às atividades oferecidas gratuitamente e disponibiliza vídeos com aulas de judô; capoeira; ballet; dança livre; jazz; musicalização; informática; circo; teatro e recreação.

As famílias assistidas continuam recebendo atendimento da assistente social da entidade por meio de ligações telefônicas e pelo Whatsapp. “Temos que buscar formas de dar todo suporte possível, sendo fundamental o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para auxiliar e orientar essas famílias”, afirma Sabrina Rodrigues Marques Coelho, assistente social e coordenadora da entidade.

Compartilhar:

  • Data: 01/07/2020 03:07
  • Alterado:01/07/2020 15:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados