Ribeirão Pires lança Projeto Trilhar
“Trilhar” reúne atividades gratuitas promovidas pelas secretarias de Cultura e de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com Estúdio Versax
- Data: 01/03/2019 09:03
- Alterado: 01/03/2019 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:Gabriel Mazzo
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e em parceria com o Estúdio Versax, promoveu na noite dessa quarta-feira, dia 27, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, o lançamento do Projeto Trilhar – Núcleo de Música, Arte e Tecnologia. O evento foi marcado por apresentações sobre cursos de formação oferecidos à população, bem como conceitos e objetivos do novo projeto.
O “Trilhar” compreende o fortalecimento de ações culturais já realizadas no município, direcionadas ao empreendedorismo e ao estímulo da economia criativa. Desde 2017, a Prefeitura, junto com o Estúdio Versax, promove oficina gratuita de Dublagem, que em dois anos formou 120 moradores. Para este primeiro semestre, nova turma de 40 alunos está formada. Além da Dublagem, a Prefeitura lançou nesse ano a oficina gratuita de Produção Musical, que formará, em sua primeira turma, 30 alunos.
“Essa é importante iniciativa que fortalece as ações culturais em nossa cidade e também estimula a economia criativa. Novas oportunidades estão sendo semeadas com o Projeto, que alia o aprendizado de conceitos e técnicas à possibilidades de crescimento profissional e empreendedorismo. Sabemos que, com dedicação e muito trabalho, o projeto vai crescer e prosperar. Afinal, muito mais do que edificar obras, a edificação do ser humano é o maior legado que podemos deixar para nossa cidade”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, durante o lançamento do “Trilhar”.
O produtor musical David Filho, responsável pelo Estúdio Versax, avaliou positivamente o apoio da Prefeitura na ação. “Ribeirão Pires está sendo a primeira cidade do Grande ABC a oferecer um projeto como esses, com oficinas gratuitas de dublagem e produção musical. Sabemos que a cidade tem potencial. A cultura é o ponto de partida desse projeto, que usa as novas tecnologias como meio para preparar pessoas para o mercado, dentro da ideia de estímulo à economia criativa”, afirmou.
As oficinas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Ribeirão Pires têm entre os objetivos o estímulo à economia criativa, com a finalidade de criar uma rede de artistas e empreendedores culturais, capazes de promover crescimento sustentável através de seu trabalho artístico/criativo.
“É notável que tudo isso esteja acontecendo por conta de parceria que une esforços em torno de um objetivo, que é proporcionar para os alunos novas oportunidades de trabalho na área cultural. Esse é um setor rico, com grande potencial em Ribeirão Pires, e que, sem dúvida, será fortalecido a partir desse projeto. Agradecemos ao prefeito por apoiar a iniciativa e a todos os profissionais envolvidos nessa ação”, disse o secretario de Cultura, Anderson Grecco.