Ribeirão Pires inicia neste sábado campanha de vacinação contra raiva
Até o dia 21 de setembro, Secretaria de Saúde e Higiene da Estância disponibilizará doses da vacina contra raiva canina e felina
- Data: 26/08/2013 15:08
- Alterado: 26/08/2013 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Crédito:
A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciará neste sábado, dia 31, a Campanha de Vacinação contra a Raiva. Até o dia 21 de setembro, a Secretaria de Saúde e Higiene da cidade vacinará cães e gatos acima de três meses de idade para prevenir a transmissão da doença. As doses estarão disponíveis no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, e nos mais de 60 postos volantes que percorrerão a cidade durante a campanha, inclusive aos sábados e domingos.
A meta da Secretaria de Saúde e Higiene é vacinar cerca de 17,6 mil animais (15.390 cães e 2.230 gatos). No dia 31 de agosto, abertura da campanha, equipe do Centro de Controle de Zoonoses realizará a vacinação na Praça Central, das 10h às 16h. Também serão promovidas no local atividades gratuitas de recreação e educativas.
O Centro de Controle de Zoonoses da cidade orienta que gatos sejam levados em caixas de transporte ou carrinhos de feira para evitar fugas e acidentes. Os cães devem ser levados em coleira e guia. Os mais agressivos devem ser levados com uso de focinheira e com força compatível ao animal.
A raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de arranhadura, lambedura ou mordedura de mamíferos doentes, com letalidade em quase 100% dos casos. A vacina é a única forma de prevenir a doença.
O CCZ informa que fatores como o estresse a que os animais são submetidos, por ocasião da vacinação, predispõem a ocorrência de reações adversas. Os animais a serem vacinados não devem apresentar sinais de doenças infectocontagiosas e depressoras do sistema imune.
São reações (na maior parte dos casos), de leve intensidade, dor no local da aplicação, febre e inchaço – sintomas esperados na aplicação de qualquer produto biológico.
A aplicação da vacina é feita com seringa e agulha descartável, com todos os cuidados que o procedimento exige.
O Centro de Controle de Zoonoses está localizado à Rua Catarina Rios Giachello, 185 – Jardim Boa Sorte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.