Ribeirão Pires conquista nota A do rating de capacidade de pagamento
Após um ano de política econômica austera, saneamento financeiro e contas em dia, Estância atinge nota máxima no ranking do Tesouro Nacional
- Data: 05/05/2022 14:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Eduardo Pacheco é o secretário de Finanças da Estância
Crédito:Alexandre Henrique
O Rating CAPAG (Capacidade de Pagamento) realizado pelo Tesouro Nacional acaba de atribuir a Ribeirão Pires a nota A em capacidade de pagamento. Esse índice é um certificado de “bom pagador” exigido pelo sistema financeiro e significa que o município possui condições de pagar as dívidas, fato de extrema importância para aquisição de novos investimentos.
Em janeiro de 2021, quando a atual gestão assumiu a prefeitura, a Estância encontrava-se com a nota C, a pior da categoria e não possuía qualificação para contrair investimentos. Em pouco mais de um ano, devido a uma política austera e com a saneamento das finanças públicas, a cidade deu um salto e, hoje, já pode, por exemplo, buscar financiamentos em instituições bancárias.
“É com muita alegria que recebemos essa notícia. Diante do quadro de desequilíbrios orçamentário, financeiro e fiscal que encontramos quando aqui chegamos, ser elevado à nota máxima em cerca de 15 meses, só comprova que fizemos bem a lição de casa”, observa o secretário de Administração e Finanças, Eduardo Pacheco.
Os dados referentes ao rating CAPAG estão disponíveis para consulta pública através do site.
Ribeirão lidera no ABC – entre as sete cidades da região do ABC, apenas Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra possuem nota A no rating CAPAG. Mauá e São Caetano são B. As demais, Santo André, São Bernardo e Diadema possuem nota C.