Ribeirão Pires abre inscrições para curso de artesanato
Oferecido em parceria com o SENAR, estão abertas 20 vagas para curso de artesanato com argila e cerâmica para profissionalização dos participantes em turismo rural
- Data: 16/05/2014 12:05
- Alterado: 16/05/2014 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Liga Santos
Crédito:
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – abriu inscrições para curso de artesanato com argila e cerâmica. Interessados aprenderão técnicas de modelagem, processo de queima dos materiais, arte e decoração final, além da comercialização dos produtos. A iniciativa vem ao encontro do trabalho de turismo rural desenvolvido desde 2013 com empreendedores do município.
As inscrições acontecerão até o dia 31 de maio. Interessados devem ir até o Paço Municipal – Rua Miguel Prisco, 288, Centro – em horário comercial, 8h às 17h, e procurar o setor de Turismo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4828-9846.
Serão oferecidas apenas 20 vagas e a prioridade será por ordem de inscrição. O curso conta com 36 horas divididas em cinco dias. A previsão é que o curso aconteça na primeira quinzena de junho. Local e data ainda a confirmar.
TURISMO RURAL
A iniciativa, realizada em parceria entre a Prefeitura e o SENAR que está na segunda turma, amplifica o universo de trabalho dos empresários e empreendedores rurais de Ribeirão Pires, preparando-os para a proposta de turismo rural no município.
Em 2013, o curso deu base para que fosse realizado o 1º Festival Gastronômico de Ouro Fino Paulista. O curso conta com 10 módulos, em média de três dias para completar cada um, e prazo estipulado para acontecer até dezembro. O total é de 240 horas, incluindo aulas práticas.
“Os alunos aprendem a olhar para a propriedade rural como um atrativo turístico, além de ganhar conhecimento sobre meios de hospedagem, conceitos de recursos humanos, meios de alimentação e todo o resto do conteúdo trabalhado durante o ano”, explicou a orientadora do SENAR, Cirlene Brandão, que acompanhou o grupo em 2013 e agora acompanha em 2014. “Acredito no potencial de Ribeirão Pires para captação de turismo rural, graças às características da cidade e à força de vontade dos profissionais da área”, completou.
ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS DE RIBEIRÃO PIRES
Com a capacitação proporcionada pela Prefeitura, em parceria com o SENAR, os produtores se uniram para organizar a primeira Associação de Produtores Rurais de Ribeirão Pires.
A proposta, segundo o presidente da associação, Valdemir Lopes de Oliveira, é facilitar os trâmites legais para o trabalho rural e obter benefícios aos profissionais do meio. “Graças ao curso, somos capazes de nos organizar e identificar com mais clareza onde cada empreendedor pode atuar para, dessa forma, fomentar o turismo rural em nossa cidade, o que trará benefício para todos os moradores, comerciantes e empresários de Ribeirão Pires”, afirmou Valdemir.
A sede da Associação de Produtores Rurais fica localizada na Estrada da Adutora, 2.028, Ouro Fino. Para mais informações sobre como se associar e qual a atuação dos profissionais quanto aos empreendimentos rurais da cidade pode ser obtida pelo telefone de contato provisório (11) 9 6846-1740.