Restaurante Popular do Serraria completa 8 anos de muita comida

Mais de 2,2 milhões de refeições foram servidas com um cardápio que leva em conta aspectos como quantidade, qualidade e harmonia na combinação dos alimentos

  • Data: 19/09/2013 17:09
  • Alterado: 19/09/2013 17:09
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Restaurante Popular do Serraria completa 8 anos de muita comida

Crédito:

Você está em:

No próximo dia 21 de setembro, o Restaurante Popular do Serraria, em Diadema, completa oito anos de funcionamento. Nesse período, foram servidas mais de 2,2 milhões de refeições nutritivas, balanceadas e a um preço acessível. São 1.200 pessoas que almoçam a R$ 1,50 todos os dias.

Para atender as necessidades nutricionais de cada indivíduo, é preciso consumir diversos tipos de alimentos para receber todos os nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídeos, sais minerais, vitaminas e fibras. Por isso, o cardápio é preparado por nutricionistas da Prefeitura e inclui um prato base (arroz e feijão), um prato principal (fonte de proteína, geralmente carne), guarnição (verdura ou legume refogado), salada e sobremesa (fruta ou doce).

Na sua elaboração são levadas em conta as quatro leis da nutrição: quantidade, qualidade, harmonia e adequação. A nutricionista e coordenadora do Restaurante Popular, Érika Mayumi, informa que “a quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo. O almoço possui uma parte dessas calorias. O ideal é realizar, no mínimo, de três a cinco refeições durante o dia”.

Elas também devem fornecer a qualidade de nutrientes necessária ao organismo para seu bom funcionamento. Quanto mais coloridas forem as refeições, melhor. Por exemplo, vegetais folhosos verde escuro contêm vitamina A, importante para a saúde da visão e dos olhos e fundamental para o crescimento das crianças. Outra fonte de vitamina A e betacaroteno é a cenoura. (Confira informações sobre outros nutrientes abaixo)

Aliar quantidade e qualidade é o que traz o carteiro Flávio Lopes, de segunda a sexta-feira, ao restaurante. Ele estava presente à inauguração do serviço e elege como pratos preferidos frango assado, cupim, miúdos, fígado e dobradinha. “Venho principalmente porque a refeição é balanceada e nutritiva. Consigo me sustentar e me sinto bem depois de comer. Além disso, manter uma alimentação de qualidade evita que a pessoa fique doente e vá para o hospital. Tudo isso é muito bom”, diz.

Outra característica do cardápio é a harmonia entre os alimentos. A combinação entre eles tem o objetivo de facilitar o aproveitamento e absorver melhor os nutrientes. “Isso acontece, pois as substâncias não agem isoladamente, mas em conjunto”, explica a nutricionista.

A quarta lei nutricional afirma que a finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo. Assim, o estado o estado fisiológico (gestação e lactação), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), as condições socioeconômicas (acesso aos alimentos), as doenças e os ciclos da vida (crianças, adolescentes, adultos e idosos) fazem com que as pessoas tenham necessidades nutricionais diferenciadas, dependendo da situação em que se encontram.

DE ONDE VÊM OS ALIMENTOS
Parte dos alimentos usados na preparação de receitas é comprada pelo próprio Restaurante Popular e outra é adquirida pelo Programa de Aquisição de Alimentos que promove a inclusão social com o fortalecimento da agricultura familiar e abastecimento de programas da Secretaria de Segurança Alimentar.

ANIVERSÁRIO
Para comemorar a data, o restaurante vai preparar um cardápio especial no dia 27 de setembro, sexta-feira. Está prevista ainda uma atividade cultural na hora do almoço.

O restaurante funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h ou até atingir 1.200 refeições. Além da unidade no bairro Serraria, Diadema conta com um segundo Restaurante Popular no bairro Campanário, inaugurado em 2010, que serve mil refeições por dia.

Fontes de nutrientes / nutrientes e sua importância / onde encontrar

PROTEÍNA.
Importante para construir, manter e reparar tecidos, músculos e cartilagens do corpo
Origem animal: carne bovina, peixes, aves, suínos, miúdos, leite e ovos;
Origem vegetal: feijões, grão de bico, lentilha, soja

CARBOIDRATO.
Fornece energia para o organismo realizar as funções do dia a dia

Farinhas, arroz, macarrão, batata, inhame, mandioca, milho e canjica

FIBRA.
Importante para a regulação do trânsito intestinal
Frutas (principalmente com casca), verduras, legumes e produtos integrais

VITAMINAS.
Essenciais na manutenção de tecidos como pele, mucosa da boca e do intestino, cabelo, nervos, músculos e ossos
Vitamina A: vegetais folhosos verde escuro, alface, cenoura, abóbora, tomate, manga, pêssego, gema de ovo, entre outros
Vitamina C: laranja, limão, melancia, pimentão
Vitamina B6: cereais, melão, carnes e miúdos e repolho
Folato: espinafre, maçã, soja e feijão branco

MINERAIS.
Importantes para o fortalecimento do sistema imunológico
Ferro: carne vermelha, feijão, açaí, rapadura e soja
Zinco: semente de abóbora, fígado de boi, aveia, feijão e leite

Serviço:
Restaurante Popular do Serraria
Avenida Lico Maia, 891 – Serraria.
Restaurante Popular do Campanário
Avenida Luis Carlos Prestes, 606 – Jardim São Judas.

Compartilhar:
1
Crédito:Lafaiete Alves Santos
1
Crédito:Lafaiete Alves Santos
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 19/09/2013 05:09
  • Alterado:19/09/2013 17:09
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados