Representante da Prodesp integra comitiva que irá conhecer o governo digital da Estônia

País é referência em tecnologia e serviços digitais; no Estado de São Paulo a missão é transformar o Governo em 100% digital

  • Data: 21/10/2019 13:10
  • Alterado: 21/10/2019 13:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria de Imprensa Prodesp
Representante da Prodesp integra comitiva que irá conhecer o governo digital da Estônia

Crédito:Divulgação

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Comitiva do Governo de São Paulo está em viagem oficial à Estônia, país do Leste Europeu, referência mundial em administração pública digital. Tornar o governo paulista 100% digital é a missão da Prodesp (Empresa de Tecnologia do Estado), que desde o início da gestão trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras para aproximar o cidadão do Estado.

O encontro ‘e – Estônia’ acontece entre os dias 21 e 22 de outubro, e conta com a presença do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen e do Superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto.

“Além de promover a integração entre os governos, o objetivo é discutir como a tecnologia pode ser usada para a construção de uma sociedade digital”, explica Neto, reforçando que o papel da Prodesp é fundamental para transformar São Paulo em um governo digital. “Já implementamos o SP Sem Papel, outro passo importante da Companhia para que até o final do ano todas as secretarias do Estado possam tramitar documentos em formato digital”, diz. A economia para os órgãos que aderiram ao programa é de cerca de 99% em relação ao impresso.

Para atingir o patamar de governo mais moderno do mundo, a Estônia investiu alto em inovação tecnológica para reduzir a burocracia. Praticamente todos os serviços públicos do país são on-line, com exceção de casamento, divórcio e transferência de imóvel.

Em São Paulo, um bom exemplo de serviço público eficiente é o Poupatempo – programa de atendimento à população gerenciado pela Prodesp -, que ainda este ano terá novo conceito de atendimento.

Com ênfase em serviços eletrônicos, o modelo será mais simples e efetivo sem perder o padrão Poupatempo de qualidade, eleito cinco vezes como ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’, aprovado por 98,8% da população.

“Os novos postos serão modernos e equipados com totens, permitindo que os atendimentos possam ser feitos em um único local ou até mesmo a distância, com o uso do celular. Até o final da gestão vamos ampliar a oferta de serviços digitais, passando de sete em janeiro de 2019 para 180 em dezembro de 2021”, conclui Neto.

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