Reinfecção por covid-19: Hospital das Clínicas investiga 16 casos
HC dispõem de três hipóteses para casos que apresentaram novamente sintomas e testes positivos da covid
- Data: 17/09/2020 20:09
- Alterado: 17/09/2020 20:09
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Agência Brasil
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
No total, o Hospital das Clínicas de São Paulo está investigando 16 casos de pacientes suspeitos de terem se reinfectado com o novo coronavírus (covid-19). Os sintomas e testes positivos foram apresentados em dois períodos diferentes pelos pacientes, e isso pode ser explicado por três hipóteses.
A primeira, trata-se de uma segunda infecção, porém causada por um vírus diferente, por exemplo, o da gripe – que apresenta sintomas parecidos com o coronavírus. Ainda nessa hipótese, fragmentos remanescentes e inativos da covid podem ter feito o segundo teste também ter dado positivo.
No segundo caso, o HC relata que pode ter havido uma longa permanência do novo coronavírus no corpo do paciente, porém, com um período de inatividade inicialmente, mas que fez o primeiro teste ser positivo, e posterior reativação, quando a doença ocorreu de fato.
Na terceira e última hipótese, a instituição acredita que possa se tratar de uma possível reinfecção da covid-19. Como forma de garantir a segurança, as análises estão sendo feitas em um ambulatório que foi separado exclusivamente para acompanhar estes casos.