Reinauguração da Praça Cardeal Arcoverde aponta para uma São Caetano mais caminhável
Parte dos investimentos do programa Avança São Caetano, a reinauguração da Praça Cardeal Arcoverde visa tornar o centro de São Caetano mais amigável para o pedestre
- Data: 28/10/2023 14:10
- Alterado: 28/10/2023 14:10
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Nova Praça Cardeal Arcoverde foi entregue nesta sexta-feira (27)
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Jr, entregou nesta sexta-feira (27) a nova Praça Cardeal Arcoverde, no bairro central da cidade. O local, que é oficialmente o marco zero do município, ficou em obras por três meses, recebendo um investimento equivalente a R$ 6 milhões.
“É uma tendência das cidades, mundialmente falando, de ocupar seus centros. Nós estamos nessa programação com muito planejamento e muito orgulho,” declarou Auricchio durante a cerimônia de reinauguração. Parte do Avança São Caetano, conjunto de obras em variadas áreas do município, a requalificação da praça teve em mente privilegiar o uso do pedestre.
“O uso excessivo de carros na praça não combina, a praça é dos pedestres,” afirmou o prefeito. O gestor atribuiu a durabilidade limitada da reforma anterior aos veículos que transitavam no local. Agora, o acesso de automóveis ao estacionamento da praça é restrito aos moradores e agentes públicos credenciados. A entrada é controlada automaticamente e seu uso inadequado está sujeito a multa.
A nova Cardeal Arcoverde conta com pavimentação permeável, um novo mobiliário urbano e sistema de iluminação e um projeto paisagístico que inclui um chafariz e o plantio de novas árvores. O espaço conta também com um café boulevard e os comércios locais que estão retomando suas atividades regulares com o fim das obras.
A cerimônia de reinauguração também foi marcada pelo anúncio de que a câmara dos vereadores aprovou a implementação do passe livre na cidade. Os ônibus municipais irão circular sem tarifas a partir do próximo dia 1º, quarta-feira. Segundo o prefeito, o benefício da medida não é apenas no bolso da população — com a gratuidade, espera-se que mais pessoas optem pelo ônibus ao invés de seus carros, gerando menos emissões. Além disso, Auricchio afirma que o orçamento dedicado ao vale-transporte nas empresas da cidade se torna disponível para mais contratações.
Nos próximos meses, a prefeitura de São Caetano do Sul planeja entregar ainda requalificação da Rua Santa Catarina, o novo terminal rodoviário e o novo viaduto.