Regiões Centro e Oeste de Diadema encerram ciclo de pré-conferências municipais de Saúde
O encontro será de forma virtual, pelo aplicativo Zoom, sexta-feira (02), das 19h às 22h.
- Data: 02/07/2021 11:07
- Alterado: 02/07/2021 11:07
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação/PMD
Nesta sexta-feira (02/07), Diadema realiza a quarta e última Pré-Conferência Municipal da Saúde, voltada para moradores e funcionários de serviços de saúde das regiões Centro e Oeste, que inclui os bairros Centro, Conceição, Real, Reid e Serraria. O encontro será de forma virtual, pelo aplicativo Zoom, das 19h às 22h.
As propostas indicadas no evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diadema, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), irão subsidiar as discussões da 11ª Conferência Municipal da Saúde, que acontecerá em 6 e 7 de agosto.
Para participar, basta acessar o site: https://us02web.zoom.us/join, digitar a ID (950 5431 4201) e clicar em Ingressar, sem necessidade de senha. Outra possibilidade é entrar direto pelo link: https://conasems-br.zoom.us/j/95054314201.
No encontro virtual, a população terá oportunidade de debater com gestores, funcionários, conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Popular de Saúde e Conselhos Gestores, além de representantes de entidades, sindicatos, movimentos populares, conselhos e entidades de classe da área da saúde, no caminho de construção participativa e compartilhada das políticas de saúde local. As sugestões resultantes desse debate serão incluídas no relatório das plenárias temáticas da Conferência Municipal e submetidas à aprovação dos participantes.
Nessa etapa, o público da pré-conferência também elegerá delegados, seguindo os critérios do Regimento da Conferência da Saúde, que participarão do evento municipal como representantes dos segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor.
Balanço Norte, Leste e Sul
A primeira Pré-Conferência Virtual, na região Norte, realizada em 28 de junho, reuniu 146 pessoas. Destas, 19 fizeram uso da palavra para apresentarem suas sugestões. Foram registradas 180 propostas de melhorias para a saúde, divididas em três eixos temáticos, e eleitos 14 representantes do segmento usuários, sete de trabalhadores e sete gestores por região. Confira o nome dos delegados aqui.
Já a realização da segunda plenária, direcionada à região Leste de Diadema, ocorreu terça-feira (29/06) e teve a participação de 128 pessoas, das quais 24 participantes fizeram uso da palavra para expressar suas sugestões. Foram registradas aproximadamente 140 propostas dentro dos três eixos temáticos do encontro. Confira o nome dos delegados aqui.
Com recorde de participação, a pré-conferência realizada na noite de quinta-feira (01/07), contou com a presença de 178 pessoas, entre elas, dois secretários: Deivid Couto (Cultura) e Ana Lucia Sanches (Educação), além de representantes de vereadores. Além disto, 26 participantes fizeram uso da palavra para expressar suas sugestões. Também foram contabilizadas 43 propostas oral e 248 propostas via chat.
Para a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, as pré-conferências têm sido ricas em debates. “É importante a participação da população no enfrentamento dos problemas da cidade. Por isso, entendemos como fundamental ouvir os usuários e os trabalhadores para dar andamento à discussão e planejamento das políticas públicas. Nesses primeiros dias temos percebido que as pessoas estão ávidas para darem suas contribuições e isso é motivo de muita alegria”.
O secretário municipal de cultura, Deivid Couto, deu os parabéns a toda à equipe de saúde pelo trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos seis meses e também deu sua sugestão como morador da zona sul. “Não medimos esforços para sermos parceiros da saúde. Em todos os eventos que a Secretária de Cultura realiza nós ressaltamos a importância da vacinação e do SUS. Pelas condições que vocês encontraram a saúde, podemos dizer que temos uma vitória a cada dia. E enquanto morador da região, gostaria de pedir uma atenção às Unidades de Saúde do território”.
No final dos trabalhos, a participante Vanilda Lacerda elogiou a pré-conferência. “Parabéns pelo trabalho nesta noite. Foi maravilhoso, muito organizado. Viva o SUS”.
A terceira pré-conferência foi finalizada com a eleição dos delegados que irão participar da 11ª Conferência Municipal da Saúde. Foram preenchidas as 14 vagas de Usuários, sete de trabalhadores e sete da Gestão. Além disto, foram eleitos outros cinco usuários nas vagas não preenchidas das plenárias anteriores.
Confira quem foram os delegados eleitos:
Segmento Usuário: Miriam de Vasconcelos Santos, Sheila Aparecida de Oliveira Honório, Laura Marques da Silva, Antônio Carlos da Silva, Tatiana Mello de Oliveira, Maria Edineuma dos Santos, Danilo Felipe, Vanessa Nascimento da Silva, Helena Maria de Jesus Rocha, José Geraldo Nunes, Marivalda dos Santos Dias, João Victor dos Santos Silva, Maria Cristina Damásio, Ester Barbosa da Silva, Marlene da Silva, Fátima Aparecida Conceição, Carlos Daniel do Nascimento, Givaldo Ferreira de Araújo e Andreza Gonçalves Ferreira.
Segmento Trabalhador: Vivian Emy Hori (UBS Inamar), Andréa Augusto Amaral (UBS Eldorado), Vanessa Ribeiro Romão (Centro de Referência IST/AIDS), Flávio Bandeira Maciel (CAPS Infantil), Caroline Azevedo (CAPS Sul), Dejanira Benedita Moyses (Vigilância à Saúde) e Guilherme Ferreira Moreira (UBS Paulina). Os suplentes eleitos foram: Juventina de Jesus Silva Camargo (CAPS Sul), Geny da Silva Nascimento (Hospital Municipal de Diadema) e Maíra Siqueira Protásio Dourado (Quarteirão da Saúde).
Segmento Gestão: Andreia Agda (Controle Social/SMS), Caroline Tiezzi (UBS Ruyce), Eliete Freitas (UBS Eldorado), Ana Carolina Untem (UBS Paulina), Adriana Ferre (Coordenação da Atenção Básica/SMS), José Donizete (CAPS) e Cristina Rodrigues da Costa (UBS Inamar).
Conferência Municipal
Para evitar aglomeração e respeitar as medidas sanitárias de distanciamento social e de prevenção ao novo coronavírus, a 11ª Conferência Municipal de Saúde será realizada de forma virtual nos dias 06 de agosto (sexta-feira), das 18h45 às 22h e 07 de agosto (sábado), das 8h às 13h, também pelo aplicativo Zoom.
Com o tema “ResisteSUS: saúde e democracia em defesa da vida”, a discussão será focada em três eixos:
• Eixo 1 – Promoção e Prevenção: comunicação, promoção à saúde, cultura de paz e não violência, educação permanente e vigilâncias;
• Eixo 2 – Assistência à Saúde: Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Atenção Hospitalar, Saúde Mental e Assistência Farmacêutica;
• Eixo 3 – Gestão do SUS, Financiamento e Participação Popular.
As propostas debatidas e eleitas pelos 136 delegados eleitos na fase anterior vão subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde de Diadema dos próximos quatro anos (2022/2025).