Reforma tributária pode se tornar a “mãe” de todas as reformas no País

Economista do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) pontua a importância da atualização do sistema tributário e os impactos no mercado

  • Data: 14/02/2023 10:02
  • Alterado: 14/02/2023 10:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: IMT
Reforma tributária pode se tornar a “mãe” de todas as reformas no País

Crédito:Divulgação

Você está em:

As discussões acerca da reforma tributária têm sido um dos focos do governo federal. Ainda neste ano, deve-se votar no projeto que dá sequência na reestruturação do sistema tributário no País. Ricardo Balistiero, doutor em Administração e coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), explica que, com o passar do tempo, esse sistema ficou obsoleto. “Nós temos um sistema tributário anacrônico no Brasil, seja pela ausência de reformas ou pela força de algumas corporações, entre outros fatores. Durante esses anos, nosso sistema tributário se tornou bastante atrasado”, lembra o especialista.

Do ponto de vista de negócios, o professor também pontua que o sistema atual é quase como um “inimigo”, pois há grande tributação de consumo, em detrimento, por exemplo, de patrimônio e renda. “Precisamos passar por uma reforma, primeiro para aumentar o grau de progressividade, tornando mais justo e, principalmente, para abrir espaço para que novos negócios possam se desenvolver no Brasil. Além de corrigir algumas distorções, como as isenções tributárias que ainda são elevadas. O grande desafio em 2023, portanto, é destravar essa reforma”, reforça o economista.

Com isso, existe ainda a possibilidade de que a reforma tributária colabore para o desenvolvimento da reforma fiscal. “Quando falamos de reforma tributária, pensamos na receita do governo. Já a fiscal se trata de receita e despesa. Muitos reclamam da falta de recursos no Brasil, o que não é verdade. Muitas vezes gastamos muito, mas gastamos mal. Então precisamos melhorar a utilização do recurso público. Logo, a chegada de uma reforma tributária pode abrir espaço para que tenhamos também uma reforma fiscal. A questão tributária, hoje, é a mãe de todas as reformas”, reforça o economista.

Incertezas no mercado

Além das reformas discutidas, Balistiero também relembra que, recentemente, a situação entre Lula e o Banco Central também tem causado barulho no mercado. “Os pontos trazidos pelo presidente acerca da autonomia do banco e os juros altos acabam impactando os juros futuros e também o dólar, por exemplo, e isso também está muito ligado à política fiscal do País”, complementa.

Compartilhar:

  • Data: 14/02/2023 10:02
  • Alterado:14/02/2023 10:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: IMT









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados