Refinaria de Cubatão (RPBC) bate recordes históricos de produção de Diesel S-10 em abril
Unidade da Petrobras registrou sua maior produção diária e mensal desse derivado no mês em que inaugurou seu novo Centro Integrado de Controle
- Data: 08/05/2024 13:05
- Alterado: 08/05/2024 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: Petrobras
Crédito:Agência Petrobras
A Refinaria Presidente Bernardes em Cubatão (SP) fechou o mês de abril com dois recordes históricos em sua operação de Diesel S-10.
A unidade teve, no mês passado, a maior produção média diária do derivado, com 11.057 m³/d (o recorde anterior era de 10.611 m³/d, ocorrido em agosto de 2023).
A produção mensal também foi a maior de sua história, com 331.708 m³ (recorde anterior: 328.956 m³ em agosto de 2023).
Alguns fatores foram decisivos para a RPBC alcançar essas marcas, como a alta confiabilidade de sua planta de processamento ao longo do mês, decorrente do contínuo cuidado com a manutenção dos equipamentos.
O Diesel S-10 assume importância cada vez maior no portfólio de produtos das refinarias da Petrobras por seu baixo teor de enxofre e melhores resultados ambientais.
A produção da RPBC de Diesel S-10 abastece principalmente os mercados da Baixada Santista e Grande São Paulo. Outros polos, como Espírito Santo e estados do Norte e Nordeste do país, recebem o derivado via cabotagem a partir do porto de Santos.
Segundo o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, a companhia tem demonstrado compromisso com a eficiência e foco no mercado: “A Petrobras vem trabalhando para incrementar a oferta de diesel para o mercado brasileiro, com grande empenho de todos, em especial das equipes de Refino, Logística e Comercialização. Estamos cumprindo os requisitos de qualidade dos derivados produzidos, além de investirmos para atuar de forma competitiva, segura e com menores impactos ambientais”.
Novo Centro de Controle Integrado
Outra conquista recente da RPBC foi a migração do Centro de Controle Integrado (CCI) da área operacional para um novo espaço no Centro Administrativo (CEAD). O espaço foi inaugurado no último dia 30 de abril. “O novo CCI reflete principalmente nossa atenção no cuidado com as pessoas, além dos significativos avanços em relação à integridade e segurança operacional”, afirmou França. Com investimentos na ordem de R$ 18 milhões, o novo espaço é mais amplo e traz diversos avanços ergonômicos, com melhor iluminação e isolamentos térmicos e acústicos.
O CCI atual incorporou todas as inovações e adequações tecnológicas existentes no mercado, adotando recursos de operação mais completos, com mais telas de operação por console e um videowall que aumenta a quantidade e a qualidade das informações necessárias às equipes. O espaço foi projetado com mais estações de trabalho em relação ao anterior, com o objetivo de atender às necessidades de ampliação futura da refinaria, como o projeto de uma unidade inteiramente dedicada para a produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) e Diesel 100% renovável.