Rádio Cultura FM apresenta ópera de Beethoven premiada pela revista Gramophone
Entremeada por comentários do maestro Walter Lourenção, a transmissão do espetáculo será no dia 16 de junho, às 15h, na faixa Teatro de Ópera
- Data: 10/06/2013 16:06
- Alterado: 10/06/2013 16:06
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Padre Anchieta
Crédito:
A Rádio Cultura FM (103,3) apresenta no próximo domingo (16/6), às 15h, a ópera Fidelio, composta por Beethoven no início do século XIX. A gravação foi feita em 2010 durante o Festival de Verão de Lucerna, na Suíça, e ganhou prêmio da conceituada revista inglesa Gramophone. O espetáculo vai ao ar na faixa Teatro de Ópera, acompanhado de comentários do maestro Walter Lourenção.
O enredo narra a história de Leonora, que se disfarça de homem, assumindo a identidade de Fidelio, para se infiltrar na prisão e salvar seu marido Florestan, preso injustamente por Don Pizzarro. Nos papéis principais estão dois aclamados solistas da atualidade: a soprano sueca Nina Stemme, que interpreta a protagonista, e o tenor alemão Jonas Kaufmann, no papel de Florestan. A execução fica por conta da Orquestra do Festival de Lucerna, sob regência do italiano Claudio Abbado.
Baseado no drama Léonore, ou l'amour conjugal, de Jean-Nicolas Bouilly, a ópera composta por Beethoven tem libreto de Joseph von Sonnleithner, com revisões de Stephan von Breuning e Georg Friedrich Treitschke. A versão original da ópera estreou no Theater auf der Wieden, em Viena, em 20 de novembro de 1805; e a versão revista, no Kärntnertor Theater, também em Viena, em 23 de maio de 1814. A primeira apresentação na capital suíça foi um fracasso. O compositor alemão teve, então, que fazer revisões da música e da distribuição dos atos. E aí sim, depois desta segunda versão que Fidelio alcançou sucesso.
Teatro de Ópera apresenta Fidelio, de Beethoven
Comentários: maestro Walter Lourenção
16 de junho (domingo), às 15h