Quiz na Arena estimula raciocínio ágil de alunos do Direito
Pela primeira vez ambiente que oferece metodologia ativa foi usado pela graduação da Unoeste
- Data: 31/05/2023 14:05
- Alterado: 31/05/2023 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: Unoeste
Dentro da Arena Lab
Crédito:Ector Gervasoni
Pela primeira vez desde que ficou pronta, a Arena Lab da Unoeste, sala altamente tecnológica e interativa que por meio da gamificação (metodologia ativa) instiga os alunos a tomadas de decisões ágeis em atividades acadêmicas por meio de jogos de conhecimento, foi usada por um curso de graduação. Quem deu o start no ambiente inovador que deve se tornar uma tendência de adesão dentro da universidade foi o curso de Direito. Na noite de ontem (30/05), cerca de 30 alunos do 2º termo estiveram no local para disputarem um quiz de conhecimento que foi todo pensado e preparado pela professora doutora Francislaine de Almeida Coimbra Strasser. No combo de perguntas e respostas, que faz parte da disciplina de Direito Civil II, os estudantes foram desafiados por meio de 100 questões que versaram sobre as principais matérias trabalhadas ao longo do segundo bimestre, sendo elas Responsabilidade Civil e Prescrição e Decadência.
Toda a atividade na Arena foi conduzida pelo responsável pelo Departamento de Design Instrucional da Unoeste, Antônio Sérgio Alves de Oliveira, e suas equipes técnica e operacional. Ele explicou que a iniciativa em criar um ambiente inovador de aprendizagem demonstra o compromisso da instituição em oferecer uma formação de qualidade, alinhada com as demandas do mercado e as tendências educacionais mais modernas. “A utilização da gamificação nesse contexto da Arena tem como objetivo principal engajar os alunos de forma lúdica e participativa, estimulando o aprendizado ativo e aprimorando suas habilidades de resolução de problemas. Através de jogos, simulações e atividades interativas, os estudantes são desafiados a tomar decisões rápidas, baseadas em seus conhecimentos teóricos e na análise de situações práticas”, explicou.
Diante da novidade já disponível a todos os cursos oferecidos pela Unoeste, a professora explicou porque decidiu na reta final do bimestre substituir a lousa e a tradicional sala de aula pela Arena Lab. “Nesse cenário exclusivo de imersão tecnológica que a universidade proporciona, os alunos passam a usufruir de um ensino/aprendizagem diferenciado e inovador. Isso porque é comum observamos a dispersão na sala de aula quando se posicionam como mero espectadores de informações. Porém quando você como docente se utiliza de recursos visualmente mais interativos e atraentes, como por exemplo levar seus alunos à Arena, é natural que haja mais curiosidade, interação e concretização da absorção das matérias pretendidas, ainda que sejam mais densas como as sugeridas. Isso prepara o aluno de uma forma diferenciada para o mercado de trabalho que é altamente competitivo”, disse a professora, extasiada pela dinâmica da Arena e pelo clima de disputa gerado entre os alunos no jogo de conhecimento.
Alunos em êxtase
Toda essa euforia e participação efetiva dos alunos do Direito na atividade tem explicação. É que a proposta da Arena Lab faz com que os alunos fixem o conteúdo de forma mais dinâmica, aplicando conceitos teóricos em contextos reais e enfrentando desafios semelhantes aos encontrados na prática jurídica. Com isso, eles desenvolvem habilidades como pensamento crítico, argumentação jurídica e capacidade de análise em um ambiente controlado e orientado pela professora. Os estudantes que participaram dos desafios na Arena Lab destacaram a experiência como enriquecedora e motivadora, ressaltando a importância de aprender de forma prática e interativa.
O acadêmico Marcos Aparecido Gracioso, que acabou ficando em terceiro lugar no quiz e faturando 50 reais como premiação de incentivo pela dedicação aos estudos, elogiou a iniciativa da professora. “Posso dizer que foi uma experiência ímpar, pois não tinha conhecimento deste ambiente chamado Arena. Além de nos proporcionar uma maior interação, nos possibilitou também uma maior fixação das matérias estudadas, bem como a possibilidade de medir nosso grau de conhecimento. Nos deu a oportunidade de conhecer novas pessoas e também o quanto a universidade tem se preocupado em investir no ensino e no relacionamento interpessoal dos alunos. Fiquei extremamente feliz por ter participado e se possível gostaria de voltar em outras oportunidades”, destacou.
A estudante Sara Frankin Oliveira também se surpreendeu com a atividade para “além da sala de aula”. “Esse ambiente completamente tecnológico me proporcionou um misto de sentimentos que não conseguirei exprimir em palavras o tamanho da gratidão. A complexidade dos temas foi descomplicada ontem, num modelo de educação com tecnologia de ponta. O sonho dos nossos fundadores, Agripino Lima e Dona Ana, em oferecer um ensino superior de qualidade, é realidade. Tenho orgulho em fazer parte desse sonho compartilhado por eles. Rubem Alves disse uma vez que ‘há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas’. Obrigado Unoeste, Arena Lab e professora Fran em nos proporcionar esse conhecimento de voo”, parafraseou.
A aluna campeã do quis foi Laís Nicoly Nophal que levou 200 reais também como premiação de incentivo pela dedicação aos estudos. Já a vice-campeã, ocupando o segundo lugar, foi a estudante Thaís Aparecida Gregório.
Serviço
A Unoeste, por meio da Arena Lab, reforça seu compromisso com a inovação educacional e a excelência no ensino. Por isso os professores de todos os cursos da universidade que quiserem usar a Arena Lab para a realização de atividades acadêmicas com seus alunos podem fazer o agendamento, por meio do e-mail: [email protected] ou de forma presencial, no Setor de Audiovisual que fica no Bloco B do campus 1, ou ainda pelo ramal 1066. Mas atenção: esse agendamento para o uso da Arena Lab precisa ser feito com pelo menos 15 dias úteis de antecedência.