Quer aprender japonês e não sabe por onde começar? Confira seis dicas
Estudar japonês não é fácil, como qualquer outra atividade escolar, exige dedicação e paciência, mas, dominar o idioma pode abrir portas acadêmicas, profissionais e pessoais
- Data: 31/08/2022 14:08
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Kumon
Estudante
Crédito:Divulgação
Aprender um novo idioma está entre as atividades que ajudam a melhorar o desempenho do cérebro, estimulando a memória e a criatividade. Além disso, por meio de outra língua, é possível conhecer países e culturas.
“Quando você coloca o estudo de um novo idioma em seu cotidiano, além de aprender as principais habilidades como leitura e escrita, passa a aprofundar na cultura e costumes dos países falantes deste idioma aumentando o interesse pelo aprendizado. Assistir filmes, vídeos, ouvir, músicas, ter contato com o conteúdo estudado dentro e fora da sala de aula, ajuda a aprimorar o idioma, deixando o aprendizado mais fácil e natural”, comenta Yumi Kajihara, que há mais de 10 anos atua no departamento de elaboração de material didático de japonês do Kumon.
Uma dica para organizar os estudos e, com isso, potencializar o aprendizado, é encontrar um local tranquilo para estudar. “Reserve um tempo, por exemplo, 30 minutos por dia para fazer tarefas e torne isso uma rotina. Um pouco todos os dias trará resultados surpreendentes”, diz a especialista.
Confira seis dicas para ajudar no domínio do idioma:
1.Praticar todos os dias
Ter uma rotina de estudos é fundamental. Separe 30 minutos por dia para fazer exercícios, ler e ficar mais próximo à cultura japonesa. Praticar a escrita é imprescindível para que você tenha um bom desempenho no aprendizado. Foque nos traços e treine hiragana, katakana e kanji.
2.Falar em voz alta
Combinar tecnologia e estudo é uma ótima opção para quem quer acelerar o processo de aprendizagem. Praticar a fala, reproduzindo letras de músicas ou vídeos, ajuda o estudante a aperfeiçoar a pronúncia e aprender com mais facilidade
3. Escutar japonês
Uma das etapas fundamentais para o estudo do japonês é ouvir o idioma, ampliando o vocabulário e treinando a pronúncia. Aqui vale tudo: música, programas de TV, filmes e animes. Prestar atenção na pronúncia das palavras é fundamental para memorizar as palavras e expressões.
4. Aprenda os nomes dos objetos ao seu redor
Já parou para pensar nos nomes dos objetos em japonês que existem na sua casa? É um ótimo exercício para treinar nas horas vagas. Aliás, sempre que você fizer alguma atividade como tomar água ou assistir TV, tente criar frases em japonês para representar suas ações.
5. Manter o foco e a disciplina
Além do hábito de estudos diariamente, é importante escolher um local silencioso e bem iluminado. Monte um cronograma para ajudar na organização e fique longe das distrações.
6. Investir em um bom curso
É muito importante escolher um método de estudo que atenda às suas necessidades específicas e que se encaixa no seu estilo de vida. A procura requer dedicação e paciência, pois cada pessoa tem o seu tempo e jeito de aprender, e necessita de uma linguagem adequada e individualizada. Um método que respeite isso é fundamental para o sucesso na aprendizagem.
No Kumon, o material de japonês foi produzido especialmente para brasileiros e tem como objetivo desenvolver o domínio da escrita e a capacidade de leitura. O aluno pode aprender o idioma por meio de textos e situações do cotidiano japonês. O material é acompanhado por audiobook, que possibilita o desenvolvimento da audição e da pronúncia correta. Com uma gradação suave dos conteúdos, o aluno torna-se capaz de ler e compreender textos literários originais, artigos científicos, entre outros.