Quartas com Paulo Freire aborda a circulação do educador
Com curadoria da educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, a atividade é formada por nove encontros on-line, que podem ser vistos de forma integrada ou independente
- Data: 19/10/2021 13:10
- Alterado: 19/10/2021 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Roberta Scatolini
Crédito:Acervo Pessoal
No dia 20 de outubro, acontece o terceiro encontro de Quartas com Paulo Freire, programação semanal com conferências e mesas para tratar da prática e da filosofia do educador, assim como das releituras de seu pensamento em áreas diversas, como saúde, cultura, feminismo, racismo, agroecologia, música e teatro. Nesta semana, a mesa Ideias Andarilhas tem como tema o movimento, a circulação e a multiplicidade de contextos que fizeram parte da trajetória de Paulo Freire.
A programação integra a Ocupação Paulo Freire, em cartaz no Itaú Cultural até 5 de dezembro. Com curadoria da educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, a atividade acontece até o dia 1 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, com conversas realizadas via zoom.
O movimento foi uma constante na vida de Freire, tanto por ser reconhecido e requisitado em diferentes estados, cidades e países, como pela sua condição de exilado político, que gerou em sua vida e obra deslocamentos éticos, políticos e epistemológicos. Os temas abordados neste encontro são voltados aos locais por onde circulam o pensamento do educador hoje em dia e qual a repercussão internacional das suas ideias. Participam desta mesa, Abdeljalil Akkari, professor da Universidade de Genebra, e Gladys Ayllon Yares, do Instituto Paulo Freire – Universidade de Berlim. A interlocução é de Roberta Scatolini, educadora e doutoranda em estudos feministas pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Quartas com Paulo Freire
Voltadas ao ato de ler, reler, revisar e reinventar o autor a partir de contextos e posições epistemológicas que atualizem o seu legado, as conversas podem ser vistas de forma integrada ou independente.
Os encontros foram concebidos para criar diálogos contemporâneos que renovem o pensamento deste autor, ação que ele próprio prezava. Outro intuito, é criar condições na construção de experiências sociais libertadoras, redutoras de desigualdades, emancipadoras. Essa construção, segue um preceito de Freire, altamente atual: “é necessário diminuir as razões objetivas para a desesperança que nos imobiliza”.
SERVIÇO:
Quartas com Paulo Freire
20 de outubro, das 19h às 21h
Reserva de ingresso via Sympla:
https://www.sympla.com.br/quartas-com-paulo-freire—-ideias-andarilhas__1351292