Quarta geração da RS 4 Avant – Dia de fúria
Com motor V6 de 450 cavalos, a Audi RS4 desafia o estigma de “carro de família” das “station wagons”
- Data: 07/03/2019 14:03
- Alterado: 07/03/2019 14:03
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: Agência AutoMotrix
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No último dia de fevereiro, a Audi apresentou ao mercado nacional a quarta geração da RS 4 Avant. A “station wagon” está no portfólio da Audi há quase 20 anos, é um dos esportivos mais emblemáticos da marca das quatro argolas e tem a proposta de combinar a possibilidade de condução altamente esportiva com a usabilidade do dia a dia. Ou seja, a RS4 Avant pretende quebrar o paradigma de que as “stations” são “carros de família”, destinados a levar muitas pessoas e muitas bagagens para passeios pacatos. Um dos destaques no estande da fabricante alemã no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, a RS 4 Avant é empurrada por um motor V6 de 2,9 litros TFSI, que desenvolve 450 cavalos de potência. Dotado com a tradicional tração integral permanente Quattro da Audi, o modelo faz de zero a 100 km/h em 4,1 segundos – é o modelo mais rápido da família A4.
Segundo a Audi, os designers da marca se inspiraram em detalhes esportivos usados no Audi 90 Quattro IMSA GTO, de 1989, um dos ícones da marca nas competições esportivas, ao projetar a nova RS 4 Avant. A frente traz as entradas de ar com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade em peça única (singleframe). As caixas de rodas foram ampliadas em 3 centímetros cada em comparação com o A4 Avant. Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, arremetam o visual ousado e explicitamente esportivo. “A RS 4 Avant é o nosso ícone da linha RS e tem um histórico incomparável”, comemora Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.
Como em qualquer esportivo que se preze, a “estrela da companhia” do RS 4 Avant está sob o capô. No novo RS 4 Avant, o motor V6 biturbo 2.9 TFSI, que pesa apenas 182 quilos, tem torque máximo de 61,2 kgfm – 17,3 kgfm a mais do que seu predecessor – e atinge uma ampla faixa de rotação, de 1.900 a 5 mil rpm. Com esse conjunto, o carro atinge a velocidade máxima de 280 km/h. A potência de 450 cavalos é transferida para o sistema de tração permanente Quattro por meio de um câmbio de 8 velocidades Tiptronic com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados especialmente para a condução esportiva. O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro. Agilidade, precisão, estabilidade e tração podem ser ajustadas com o software do controle eletrônico de estabilidade (ESC). O diferencial esportivo ainda oferece um ajuste específico no qual é possível desativar o controle ESC pressionando o botão por mais de 3 segundos. A suspensão esportiva deixa a RS 4 Avant milímetros 7 milímetros mais baixo do que no A4 Avant. Os motoristas podem criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi Drive Select, com quatro modos de condução disponíveis: Comfort, Dynamic, Auto e Individual.
O interior na cor preta destaca o caráter esportivo da RS 4 Avant, e os assentos têm costura em padrão de colmeia. O volante multifuncional com base plana, a estrutura do câmbio automático e as faixas iluminadas do painel trazem o emblema RS. No Audi Virtual Cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque. O temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 voltas e comparar os tempos entre si. Status de componentes técnicos como a temperatura do óleo, do motor e do fluido de transmissão e a pressão do ar nos pneus são apresentados no painel. A RS 4 Avant está com mais espaço interno em sua nova geração. A distância entre-eixos é de 2, 83 metros, enquanto a largura dos ombros nos assentos frontais foi ampliada em 11 milímetros. Em sua configuração básica, o compartimento de bagagem da nova RS 4 Avant oferece 505 litros, volume que sobe para 1.510 litros com os assentos rebaixados. A abertura e o fechamento elétrico do porta-malas contam com sistema hands-free, acionáveis pelo movimento do pé.
O sistema de infoentretenimento está acessível por meio do MMI Touch presente no console central. O touchpad sensível ao toque oferece entrada de caracteres ou gestos com dedos. Outras funções são selecionadas pelo controle de voz. Já o visor central mede 8,3 polegadas. O sistema tem unidade de DVD, memória flash de 10 GB, leitores de cartão, conector USB com função de carregamento e conexão Aux-In. A interface do smartphone pode ser projetada na RS 4 Avant com integração via Apple Car Play e Android Auto. O sistema de som Bang & Olufsen oferece a melhor qualidade de áudio, com amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers.
Veículo de padrão impressionante, voltado para pouquíssimo privilegiados, a nova Audi RS 4 Avant estará disponível por também impressionantes R$ 546.990. Quem não se der por satisfeito com o esse valor e com o que a RS 4 Avant oferece de série, há o opcional pacote Audi Assistance Tour, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Traffic Jam Assist (auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65 km/h), o Audi Active Lane Assist corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações), o Adaptive Cruise Control (mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera) e assistente de luz alta. Freios de cerâmica também estão disponíveis como opcionais e trazem vantagens na otimização do sistema.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
“Game” da vida (quase) real
Mogi Guaçu/SP – A oportunidade de avaliar a Audi RS 4 se restringiu a três voltas no circuito de 3.493 metros do autódromo Velo Cittá, na cidade paulista de Mogi Guaçu. Ou seja, pouco mais de 10 quilômetros. Parece pouco. E é! Pouquíssimo! Mas, apesar da disponibilidade limitada, o teste permitiu avaliar particularmente bem o funcionamento do sistema Quatro de tração integral aliado aos sistemas de controle de estabilidade do veículo. Uma chuva de verão, que começou como garoa tímida e terminou como um verdadeiro “pé d’água”, se encarregou de deixar a pista bastante escorregadia e tornar a rápida “brincadeira” ainda mais divertida.
Colocar balaclava e capacete dá ao motorista uma sensação de estar em um “game” extremamente interativo. Depois de selecionar o modo Dynamic, finalmente chega a hora de deixar os boxes e pisar fundo no pedal da direita. De cara, a estabilidade da RS 4 Avant nas curvas molhadas feitas em alta velocidade no Velo Cittá impressiona. E muito! Eventuais imprecisões do motorista nas manobras rápidas são compensadas pelos sistemas eletrônicos tão instantaneamente que o “piloto” mal tem a oportunidade de perceber as próprias falhas. Para manter os olhos na via em todos os momentos, o motorista conta com o head-up display, um recurso que também parece ter saído de um jogo de computador – o dispositivo projeta informações relevantes diretamente no para-brisa, no campo de visão do motorista. No modo manual, o visor sugere a mudança de marcha, que é feita com os “paddle shifts” no volante. O câmbio tiptronic, de 8 velocidades, é preciso como se espera de um esportivo.
Mas os grandes momentos do dia ocorreram quando surgia pela frente a longa reta dos boxes, que começa ascendente e termina em descida. É a oportunidade perfeita para acelerar fundo a perua de 450 cavalos e ultrapassar os 200 km/h, sem ter de se preocupar com a possibilidade de encontrar no caminho radares, pedestres, ciclistas, animais ou outros carros. Pena que a alta velocidade praticada na pista tenha um “efeito colateral”: a oportunidade de dirigir termina cedo demais. Uma experiência rápida – muito rápida –, mas bastante intensa!