Quanto tempo levará a contagem dos votos? Estimativas e prazos em todos os 50 Estados
O aumento na votação pelo correio em meio à pandemia deve atrasar a divulgação dos resultados completos em muitos Estados importantes
- Data: 03/11/2020 20:11
- Alterado: 03/11/2020 20:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Apuração pode atrasar por voros pelo correio em função da pandemia
Crédito:Getty Images
A ordem em que cada tipo de voto é apurado pode fazer um partido parecer mais forte
O The New York Times perguntou às autoridades de todos os Estados e do Distrito de Columbia sobre seus processos de apuração e qual proporção de votos eles esperam informar até o meio-dia de quarta-feira, um dia após o dia da eleição. Há uma grande incerteza em torno dos resultados de qualquer eleição.
Muitos Estados não terão resultados completos na noite do dia da eleição.
Mesmo depois de contar as cédulas enviadas por correio e as presenciais, um número significativo de votos ainda pode estar pendente. Apenas oito Estados esperam ter pelo menos 98% dos resultados não oficiais informados até o meio-dia do dia seguinte à eleição. Vinte e dois Estados e o Distrito de Colúmbia permitem que as cédulas enviadas por correio cheguem após o dia da eleição, portanto, a apuração dependerá de quando os eleitores as enviarem.
Nova York e Alasca não vão contar nenhum voto por correio na noite da eleição. (Rhode Island também planejou não apurar os votos por correio nesta noite, mas seu conselho eleitoral votou na segunda-feira para começar a divulgá-los às 23h). Autoridades em Michigan e na Pensilvânia, dois Estados-chave na batalha, disseram que a contagem oficial completa pode levar vários dias.
O aumento na votação por correio também pode levar a mais votos provisórios, aumentando o número de cédulas contadas posteriormente. Em muitos Estados, os eleitores que têm sua elegibilidade questionada nas urnas podem votar com uma cédula provisória, que é guardada em um lugar diferente das demais e contabilizada somente quando a elegibilidade é posteriormente confirmada.
Normalmente, o número de votos provisórios não é grande o suficiente para ser significativo, mas há evidências devido à votação antecipada de que esta eleição possa ser diferente. Alguns eleitores em pelo menos 23 estados são obrigados a votar com uma cédula provisória se inicialmente solicitaram uma cédula para votar por correio, mas em vez disso, decidiram votar pessoalmente (outros Estados têm métodos diferentes para evitar que votem duas vezes). A votação provisória pode desacelerar as filas nas urnas, e essas cédulas são geralmente as últimas a serem verificadas e contadas.
Os resultados nunca são oficiais até a certificação final, que ocorre em cada Estado nas semanas seguintes à eleição.
Os resultados no início e no final da noite podem ser distorcidos.
A ordem em que diferentes tipos de votos são apurados também pode fazer um partido parecer mais forte em vários pontos da noite. Os democratas são mais propensos a votar por correio este ano, portanto, em estados onde esse será o primeiro tipo de cédula contada divulgada, como Arizona, Flórida e Carolina do Norte, os resultados iniciais podem tender a favor de Joe Biden. Lugares que apuram os votos presenciais no dia da eleição primeiro, como a maior parte da Virgínia, provavelmente terão uma perspectiva melhor para o presidente Donald Trump.
Mas a distorção inicial nos resultados de um Estado pode durar apenas um curto período e será influenciada por quais condados ou distritos no Estado são os mais rápidos na apuração, disse Charles Stewart III, especialista em eleições do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Para entender melhor a situação, disse Stewart, preste atenção aos principais condados, depois de eles terem informado a maioria de seus resultados. “Se esse condado é mais Trump ou menos Trump do que em 2016, isso vai dizer muito a respeito do andamento das eleições”, disse ele.
Após a noite do dia da eleição, também poderia haver resultados erroneamente positivos para Trump em certos Estados, com cédulas enviadas por correio chegando aos poucos nos dias seguintes e favorecendo Biden.