PSD, de Kassab, pode indicar Felício Ramuth para vice de Márcio França
Ex-prefeito de São José dos Campos deverá compor a chapa do ex-governador na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes
- Data: 10/06/2022 16:06
- Alterado: 10/06/2022 16:06
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Fontes ligadas ao ex-governador Márcio França, do PSB, que concorrerá ao Governo do Estado nas eleições deste ano dão como certo o nome do ex-prefeito de São José dos Campos, do PSD, Felício Ramuth, para compor a chapa com o ex-governador na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.
Se a movimentação for bem-sucedida, o nome de Ramuth deverá ser divulgado nos próximos dias e dará fim às especulações em torno da ex-primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, que chegou a ser cotada para ser a candidata a vice na chapa de Márcio França.
Uma das principais lideranças do PSD, Felício Ramuth foi prefeito de São José dos Campos, eleito em 2016 e reeleito em 2020 com 204.800 votos, correspondente a 58,2% dos votos válidos. Em sua gestão São José dos Campos se tornou a primeira cidade do Brasil a ser certificada pela ABNT como Cidade Inteligente, de acordo com normas internacionais. Renunciou ao cargo em 2022, para concorrer ao Governo do Estado.
Fortalecimento
Com a vinda de Ramuth para o ninho socialista, França sela de vez a aliança com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, considerado um dos principais articuladores políticos do Estado e nome disputado por muitos para compor arco de alianças para essas eleições. Kassab já vinha demonstrando sua intenção em compor com França desde o início das costuras políticas para as eleições deste ano. Por diversas vezes estiveram juntos em encontros e reuniões que vêm ocorrendo desde o segundo semestre do ano passado.
Ramuth por sua vez soube esperar a hora de fortalecer seu nome. Abandonou a Prefeitura de São José dos Campos para concorrer ao cargo de governador. Dali já se sabia que seu projeto político extrapolava o Vale do Paraíba. Saiu candidato naquele momento sabendo que suas chances eram mínimas, mas decidiu cacifar seu nome para outros projetos. No começo desse ano se filiou ao PSD pelas mãos de Kassab, que chegou inclusive a convidá-lo para sair candidato a governador pelo partido. Em abril chegou a fazer agenda em São Caetano do Sul, na Associação Comercial e Industrial, na condição de pré-candidato a governador.
São José dos Campos centraliza a aglomeração urbana do Vale do Paraíba, que integra 39 municípios e Felício Ramuth é considerado uma das principais lideranças políticas da região, que comporta um colégio eleitoral de 2 milhões de votos.