Provinha e Prova São Paulo são aplicadas pela primeira vez no formato 100% digital

Avaliações serão feitas pelos estudantes nos 439 mil tablets distribuídos pela Prefeitura. Exames começam dia 29/11 e incluirão questionário sobre impacto da pandemia

  • Data: 23/11/2021 08:11
  • Alterado: 23/11/2021 08:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Provinha e Prova São Paulo são aplicadas pela primeira vez no formato 100% digital

Estudante

Crédito:Prefeitura de São Paulo

Você está em:

Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Educação aplica a Provinha e a Prova São Paulo 2021 no formato 100% digital, utilizando os 439 mil tablets distribuídos aos estudantes da rede municipal.

As avaliações serão realizadas entre os dias 29 de novembro e 17 de dezembro para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para os estudantes do 2º ao 5º ano será entre os dias 6 e 17 de dezembro. A previsão é de que cerca de 380 mil alunos façam as avaliações. As escolas terão autonomia para marcar as provas durante este período, minimizando os impactos no cronograma das demais atividades.

A avaliação é censitária, ou seja, todos os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental deverão realizar as provas que mensura as proficiências dos alunos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, além de produção de texto.

“Esse é um momento fundamental para a nossa Rede, de retomada da Prova São Paulo em 2021 para avaliarmos nossos estudantes depois de meses de pandemia. Neste ano, a prova será aplicada em um formato digital para facilitar a consolidação dos dados e agilizar as estratégias para a recuperação ainda mais eficiente da aprendizagem dos alunos”, afirma o secretário da Educação, Fernando Padula.

As avaliações

A Provinha São Paulo é destinada aos estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e serve como instrumento para estimar a proficiência e quantidade de alfabetizados. Já a Prova São Paulo, é destinada aos estudantes dos 4º ao 9º anos, e agora, de forma pioneira, vai incluir a avaliação de Ciências Humanas (História e Geografia).

Além da prova, haverá um questionário que traça um panorama sobre as condições socioeconômicas das famílias dos estudantes. Neste ano, as perguntas terão como foco a pandemia para avaliar o impacto social causado pelo coronavírus. São três tipos diferentes de questionários: voltados para alunos; famílias/responsáveis; professores e gestores.

Como vai funcionar

A formulação e aplicação das provas são feitas integralmente pela equipe da SME, por meio da plataforma Sistema Educacional de Registro e Aprendizagem (SERAp). A Provinha e a Prova São Paulo 2021 são compostas por 13 cadernos diferentes, o que possibilita um melhor retrato das aprendizagens dos estudantes, bem como torna impossível a “cola”.

Para participar o aluno deve estar com o tablet em mãos dentro da escola. A prova não poderá ser feita em casa e ficará disponível somente no horário da aula regular em que o estudante está matriculado. Ou seja, se ele é aluno do turno matutino a prova estará habilitada em seu tablet somente neste período.

Se o tablet de algum estudante apresentar defeito ou falha que impossibilite a execução da prova, haverá a possibilidade de utilizar os computadores das escolas.

Estrutura da prova

A Prova São Paulo é composta por quatro avaliações: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas mais a produção de texto. Elas são aplicadas individualmente, uma em cada dia, e possuem 32 itens cada. Apenas a prova de ciências humanas terá 22 questões.

Todas as provas deverão ser respondidas via tablet, menos a redação que ocorre no formato tradicional impresso.

O exame considera o currículo da cidade e monitora, anualmente, a aprendizagem dos alunos. No ano passado, ela não foi aplicada por conta da pandemia.

Compartilhar:

  • Data: 23/11/2021 08:11
  • Alterado:23/11/2021 08:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados