Projetos de Educação Musical podem concorrer na 5ª edição do Prêmio Heitor Villa-Lobos
Iniciativa é destinada às unidades educacionais municipais. Inscrições devem ser realizadas até 1º de setembro
- Data: 11/05/2023 09:05
- Alterado: 11/05/2023 09:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de SP
Prêmio Heitor Villa-Lobos
Crédito:Prefeitura de SP
As inscrições para a 5ª edição do Prêmio Heitor Villa-Lobos estão abertas e devem ser realizadas até 1º de setembro. A iniciativa é destinada às unidades educacionais municipais que apresentem projetos ou trabalhos inovadores e promissores na área da Educação Musical. O evento de premiação ocorrerá no dia 24 de novembro.
O prêmio não é destinado apenas para projetos de música erudita. Podem participar todos os estilos musicais desenvolvidos em instituições como centros de Educação Infantil Indígena (CEII), de Educação Infantil (CEI), municipais de Educação Infantil ( CEMEI) e Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), assim como escolas municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), de Educação Infantil (EMEI), de Ensino Fundamental (EMEF) e de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM).
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas até às 23h59 do dia 1º de setembro exclusivamente pelo e-mail [email protected]. O formulário (Link para um novo sítio), deve ser inserido conforme descrito no edital do Prêmio Heitor Villa-Lobos (Link para um novo sítio)
É possível inscrever projetos que, na data da inscrição, estejam ainda em andamento, que se encerraram no ano vigente ou no ano imediatamente anterior ao da premiação. As iniciativas escolares precisam ser inovadoras, emancipatórias e promissoras. Os projetos devem demonstrar uma Educação Musical personalizada, adaptativa e contextualizada.
Avaliação
Os projetos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta pelas seguintes entidades: secretarias municipais de Educação (SME) e de Cultura (SMC); Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo; Fórum Municipal de Educação; Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) – Regional São Paulo; Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) – Regional São Paulo e o Sindicato dos Profissionais da Educação do Ensino Municipal de São Paulo – Sinpeem.
A cerimônia pública de premiação está prevista para o dia 24 de novembro, em sessão solene, na Câmara Municipal de São Paulo.
Breve histórico sobre o prêmio
O Prêmio Heitor Villa-Lobos da Educação Municipal foi instituído em 2017 e faz uma justa homenagem ao maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, um dos maiores entusiastas da Educação Musical nas escolas. Destacou-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente desta área no modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com elementos das canções populares e indígenas.