Projetos de alunos do Santo Américo buscam soluções para questões mundiais
As temáticas reais apresentadas aos alunos são escolhidas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e trazem à tona temas como Fome, Energia, Tecnologia e Água
- Data: 03/09/2021 16:09
- Alterado: 03/09/2021 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: Colégio Santo Américo
PICS incentivam busca de resoluções para problemas mundiais
Crédito:Divulgação/Colégio Santo Américo
O PICS – Projetos Integrados dos Conhecimentos e Saberes – componente da matriz curricular do Colégio Santo Américo para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental é uma metodologia de ensino criada a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que utiliza projetos realistas baseados em uma questão ou problema. “Esta metodologia busca envolver os estudantes com o problema apresentado pela pergunta motriz. Ela encoraja o aluno a participar de todo o processo, desde o planejamento, a pesquisa, investigação e a aplicação de conhecimentos para chegarem à resolução do problema”, explica Elaine Conceição Marquezini, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais.
As temáticas reais apresentadas aos alunos são escolhidas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e trazem à tona temas como Fome, Energia, Tecnologia e Água. As perguntas relacionadas aos temas são feitas de maneira a estimular o interesse dos alunos em apresentar soluções criativas para a questão apresentada.
Os alunos do 6º ano tiveram a Água como tema e foram apresentados a problemas como a gestão sustentável de água potável, redução da contaminação dos oceanos por produtos químicos e dejetos humanos, soluções alternativas para tratamento do esgoto doméstico, reutilização de água e conservação dos oceanos, mares e recursos marinhos. Para os alunos do 7º ano o tema do PICS foi a Energia e eles se reuniram para pesquisar soluções para questões como falta de energia e a energia necessária para a sobrevivência.
Como contribuir com a redução da fome em nossa cidade, como evitar a fome nas áreas rurais e como auxiliar aqueles que passam fome foram as questões lançadas aos alunos do 8º ano, que apresentaram projetos sociais e realizaram campanhas de arrecadação de cestas básicas para ajudar as comunidades do entorno do colégio. Para os estudantes do 9º ano a Tecnologia foi o tema central dos projetos que trouxeram ideias para utilizar a tecnologia como meio de contribuir para o desenvolvimento social mais equânime, colaborar para a superação da crise ambiental mundial e para uma economia mais responsável.
Os projetos apresentados pelos alunos foram bastante diversificados e trouxeram soluções criativas que variaram de maquete com esquema de tratamento de esgoto doméstico a campanhas de conscientização social e ambiental criadas em perfis nas redes sociais.