Projeto Semear Leitores chega à Fábrica de Cultura do Parque Belém
Projeto Semear Leitores chega com um acervo de 1 mil obras de literatura infantojuvenil e a cada ano um novo kit de livros será incorporado ao acervo
- Data: 16/11/2022 10:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Bunge
Projeto Semear Leitores
Crédito:Divulgação
A Fábrica de Cultura Parque Belém, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela organização social Catavento Cultural e Educacional, recebe a partir do próximo dia 17 de novembro, uma nova página em sua história com a chegada do Programa Semear Leitores. A iniciativa da Fundação Bunge ocupa a biblioteca do complexo histórico que abriga as mais variadas expressões artísticas para incentivar ainda mais a leitura entre jovens e crianças.
De acordo com a diretora-executiva da Fundação Bunge Cláudia Buzzette Calais, instalar mais um espaço do Semear Leitores é multiplicar as perspectivas sociais e cidadania dos frequentadores. “Ampliar o acesso à leitura de qualidade é plantar uma semente nas crianças, despertar nelas o gosto pelos livros, pelas histórias. Esta iniciativa da Fundação Bunge tem o valor da construção de futuro, de contribuir no desenvolvimento das próximas gerações.”
O espaço foi totalmente reformado e será o primeiro do programa voltado para todas as idades. Ganhou nas paredes desenhos lúdicos e coloridos de crianças mergulhadas em livros soltando a imaginação. Do outro lado da sala, palavras-chave despertam consciência, crítica, amor, força, perspectivas e senso de comunidade. Sofás e poltronas moduláveis e sinuosos convidam os pequenos leitores para a exploração.
O teto ganhou projeto de iluminação com círculos futuristas e aconchegantes, modernizando o prédio tombado pelo patrimônio histórico. O prédio, que abrigou o Reformatório das Meninas na década de 1930 e a Fundação Casa e que hoje recebe mais de 200 mil pessoas por ano, torna-se definitivamente um espaço de incentivo à leitura e convivência.
O Projeto Semear Leitores chega à Fábrica de Cultura do Parque Belém com um acervo de 1 mil obras de literatura infantojuvenil e a cada ano um novo kit de livros será incorporado ao acervo. Cada obra é selecionada de forma criteriosa, para que as crianças que utilizam os espaços tenham sempre à disposição livros de qualidade, que alimentem o gosto pela leitura. O acervo já existente na biblioteca, que inclui principalmente obras de Teatro, Circo, Música, Dança, História, Literatura brasileira e estrangeira e Biografias, será mantido.
SERVIÇO:
Fábrica de Cultura Parque Belém:
Endereço: Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho, São Paulo – SP
Horário: terça a domingo das 9h às 17h
Espaço de Leitura Semear Leitores: terça a sábado, das 10h às 17h
Telefone: (11) 2618-3447