Projeto Piloto da Faixa Azul entra no quarto mês de operação
Os sinistros envolvendo moto e veículos dentro e fora da faixa ocorreram pela falta do uso da seta e manobras inesperadas de troca de faixa
- Data: 01/06/2022 12:06
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Projeto Piloto da Faixa Azul
Crédito:Prefeitura de SP
O Projeto Piloto da Faixa Azul para motocicletas completa quatro meses de operação na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, atentando para o respeito ao uso da sinalização. Os sinistros envolvendo motos e veículos foram ocasionados, mais uma vez, pela falta do uso da seta e movimento brusco de troca de faixa.
A fluidez permanece apresentando melhoras, já que houve a diminuição das rotineiras disputas com buzinas e estresse e a “costura” entre as faixas (tanto para motocicletas quanto para automóveis).
Além disso, a faixa azul permanece com o índice de utilização de cerca de 88% pelos motociclistas nos horários de pico.
Os sinistros envolvendo motos e autos apresentaram uma ligeira alta em abril, devido ao não uso da sinalização corretamente. Houve um atropelamento de um morador em situação de rua – que não está relacionado à implantação da faixa azul; um acidente com vítima envolvendo um motociclista que, ao mudar de faixa bruscamente bateu na traseira de um veículo.
– Fora do espaço da faixa azul: três sem vítimas e três com vítimas leve. Os motoristas dos veículos não sinalizaram a mudança de faixa com a seta e colidiram de leve com as motocicletas.
– No espaço da faixa azul: dois sem vítimas e oito com vítimas leve, também causados pelo não uso da sinalização de seta ou pelo movimento brusco de troca de faixa.
– Dois sinistros com vítima levadas ao hospital: um morador em situação de rua que foi atropelado (lembrando que a via não permite passagens de pedestres e o sinistro não tem relação à implantação da faixa azul); e um motociclista que bateu na traseira de um veículo ao mudar repentinamente de faixa.
Os sinistros envolvendo motos em março foram:
– Fora do espaço da faixa azul: quatro sem vítima e quatro vítima leve. Os motoristas dos veículos não sinalizaram a mudança de faixa com a seta e colidiram de leve com as motocicletas.
– No espaço da faixa azul: um sem vítima e um com vítima leve, também causados pelo não uso da sinalização de seta ou pelo movimento brusco de troca de faixa.
Os sinistros envolvendo motos em fevereiro foram:
– Fora do espaço da faixa azul: um sem vítima e um com vítima leve. Os motoristas dos veículos não sinalizaram a mudança de faixa com a seta e colidiram de leve com as motocicletas.
– No espaço da faixa azul: três sem vítima e um com vítima leve, também causados pelo não uso da sinalização de seta ou pelo movimento brusco de troca de faixa.
Os sinistros envolvendo motos em janeiro foram:
– Fora do espaço da faixa azul: sete sinistros sem vítima e quatro com vítima. Os motoristas dos veículos não sinalizaram a mudança de faixa com a seta e colidiram de leve com as motocicletas.
– No espaço da faixa azul: quatro sem vítima e um com vítima leve, também causados pelo não uso da sinalização de seta ou pelo movimento brusco de troca de faixa.
– Um funcionário que fazia a zeladoria no canteiro central da Avenida 23 de Maio, ao lado da faixa azul, foi atingido por um veículo que trafegava de forma perigosa no local
– O motociclista que trafegava pela faixa azul teve um mal súbito (desmaio) e caiu dentro do espaço, mas não houve interferências ou acidentes envolvendo outros veículos.
A CET vai reforçar os alertas aos motociclistas e motoristas sobre o uso da sinalização ao trocar de faixa, respeito aos limites de velocidade e que manobras bruscas podem ocasionar sinistros graves.
A CET já solicitou para a SENATRAN autorização para a expansão da Faixa Azul e aguarda a deliberação do órgão.
Histórico
A Faixa Azul, que funciona no trecho entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, foi aberta oficialmente no dia 25 de janeiro de 2022. De lá para cá, os técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET – vêm realizando o monitoramento diário dos índices de lentidão e acidentalidade com o objetivo de averiguar a funcionalidade da nova sinalização.