Projeto inovador visa melhorar a gestão de energia em ambiente industrial
Trabalho foi apresentado pelas formandas durante a Eureka 2020 do Instituto Mauá de Tecnologia
- Data: 11/11/2020 10:11
- Alterado: 11/11/2020 10:11
- Autor: Redação
- Fonte: IMT
Crédito:Letícia Teixeira
As formandas dos cursos de Engenharia Elétrica e Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Paloma Meneleu e Thamara Todesco, respectivamente, apresentaram durante a Eureka 2020 da Mauá, realizada em novembro, uma proposta inovadora para reduzir custo no ambiente industrial, principalmente na gestão de energia, contribuindo para a otimização dos custos e controle dos gastos da empresa, além de permitir a precificação adequada e justa do produto final.
Paloma Meneleu lembra que o projeto está sendo implantado nos robôs encontrados no bloco W da própria Mauá, recentemente construído, o que despertou a curiosidade sobre o conhecimento do consumo energético. “Temos como cliente principal equipes de gestão de energia, seja de pequenas empresas, seja no âmbito industrial, porém a aferição de energia pode ser implementada em outros tipos de ambiente, como prédios inteiros, por exemplo”, explica a graduanda.
A aplicação depende da existência de um servidor para rodar os programas necessários e, se houver uma saída publicada na internet, é possível acessar as medidas e informações da planta de qualquer lugar do mundo. “No caso, estamos utilizando a plataforma WebLab da Mauá, que foi feita em parceria com a divisão de eletrônica e telecomunicações da universidade. Os multimedidores e CLPs utilizados no trabalho foram homologados por seus fabricantes, ou seja, já passaram por testes e garantem seu funcionamento correto”, conclui.