Projeto Gauss abre processo seletivo de bolsas de estudos para jovens do ensino público
Pelo 8º ano consecutivo, a associação visa auxiliar, de forma integral, jovens de baixa renda a entrarem em universidades, por meio de bolsas de estudo em cursos preparatórios
- Data: 14/11/2022 15:11
- Alterado: 14/11/2022 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: Projeto Gauss
Crédito:Reprodução
De 1o de Setembro a 30 de Novembro, os alunos já graduados na escola ou que estão cursando o 3º ano do ensino médio, em colégios públicas ou privados (desde que com bolsa integral), e comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos, poderão se candidatar no processo seletivo do Projeto Gauss para bolsas de estudos em cursos preparatórios de vestibular.
A associação sem fins lucrativos acredita que investir em pessoas por meio da educação é a principal ferramenta de transformação social, o Gauss busca jovens com poucas oportunidades, mas grande potencial, que querem alavancar sua educação e terem a chance de ser aceitos nas principais universidades do Brasil.
“Reconhecendo que o contexto socioeconômico em que uma pessoa nasce, cresce e se desenvolve é determinante para o seu futuro, e que oportunidades são acompanhadas de responsabilidades, o Gauss une e mobiliza pessoas que desejam transformar vidas e, com isso, causar um impacto positivo na sociedade e país em que vivemos.”, comenta Valéria Grossman, diretora administrativa no Gauss.
Com um processo 100% on-line e integrado para todas as localidades de atuação, o processo seletivo recebeu mais de 1.400 interessados em serem bolsistas em 2022. Para essa edição, serão oferecidas entre 37 e 140 vagas presenciais nas cidades de Brasília, Curitiba, Salvador, São Paulo e Sergipe, além de 10 a 30 vagas na modalidade EAD, para todo o Brasil.
Os requisitos obrigatórios são: (a) estar matriculado em 2022 no 3º ano do Ensino Médio em escola pública ou particular com bolsa integral; ou já ter cursado a integralidade do Ensino Médio em escola pública ou particular com bolsa integral; (b) ter renda média familiar mensal de até 1,5 (um e meio) salário mínimo por pessoa, contabilizados todos os rendimentos e benefícios sociais das pessoas que moram na mesma residência do candidato; e (c) dedicar-se exclusivamente aos estudos.
Os candidatos realizam provas on-line de linguagens, matemática e redação, no modelo ENEM, além de responderem um questionário de modelo mental, que visa identificar o potencial do jovem. A última etapa do processo inclui uma avaliação socioeconômica de vulnerabilidade e as entrevistas individuais, não só com os finalistas, mas também com suas famílias. “O engajamento dos pais e responsáveis é essencial, pois não fazemos nada sozinhos. Estamos todos jogando no mesmo time para incentivar esse jovem a alcançar grandes vôos”, comenta Grossman.
O projeto, que iniciou em 2014 com bolsa de estudos para dois irmãos, hoje já conta com 97 jovens ativos e mais de 230 apoiados, em Aracaju, Brasília, Curitiba, São Paulo e EAD. Até o momento, 81 gaussianos foram aprovados em faculdades públicas, sendo 26 na USP (Universidade de São Paulo), 27 em faculdades particulares com bolsa integral e 51 em cursos de medicina.
Os estudantes de escolas públicas que pretendem fazer o pré-vestibular no próximo ano já podem concorrer a uma bolsa Gauss, que inclui como benefícios:
bolsa de estudos integral em um cursinho pré-vestibular de ponta
mentoria individualizada
suporte psicológico e pedagógico
plataformas especializadas de redação e simulados
aulas de reforço escolar
auxílio financeiro (transporte, alimentação e internet/laptop)
rede de apoio e contatos
Para realizar a inscrição, 100% gratuita, basta ler o e preencher o Pré-cadastro disponível no site: https://gauss2023.trieduc.com.br/, e depois seguir as orientações recebidas.