Projeto Favela 3D: Prefeitura de SP leva serviços de emprego para comunidade Haiti
O Cate Móvel e a Ade Sampa integram ações de parceria com a ONG Gerando Falcões e o festival The Town e ficam no local até o dia 20
- Data: 18/05/2023 12:05
- Alterado: 18/05/2023 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Apresentação do Projeto Favela 3D - Comunidade Haiti
Crédito:Edson Lopes Jr./Secom
A partir de hoje até o dia 20, a Prefeitura de São Paulo leva as unidades móveis do Cate Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa para a Comunidade Haiti, na Vila Independência, Zona Leste. Os serviços da Prefeitura oferecem atendimento e oportunidades para trabalhadores à procura de emprego, qualificação ou apoio ao empreendedorismo. O horário de atendimento é das 9h às 15h, com distribuição de senhas, sendo necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho.
Essa é mais uma ação da Prefeitura na parceria com os organizadores do The Town e a ONG Gerando Falcões para transformar a realidade desses moradores dentro do projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida). O objetivo da ação, lançada no início do mês, é transformar a vida das famílias que vivem nesta comunidade com ações que promovem o fortalecimento comunitário, a empregabilidade, o empreendedorismo, capacitação e acompanhamento individualizado dos moradores.
“Os trabalhos que nós vamos desenvolver aqui com relação à questão da geração de emprego e renda, ofertar cursos profissionalizantes. A Gerando Falcões identificou que nós temos aqui 17% das pessoas que estão desempregadas, quer dizer, está muito fora da média que temos na cidade, que é de 8%. Por isso teremos o Centro de Apoio ao Trabalhador para a oferta de cursos profissionalizantes e oficinas, além da questão da regularização, acessibilidade, enfim, uma série de ações com esta grande parceria”, destacou o prefeito.
“O Cate e a Ade Sampa cumprem um papel muito importante, que é o de garantir a todos os cidadãos o acesso a oportunidades de emprego, orientação, crescimento profissional, habilidades e ferramentas para empreender e obter renda. Estamos sempre expandindo nossos serviços para todos os pontos da cidade, porque sabemos que não são todas as pessoas que conseguem se deslocar até as nossas unidades físicas. É uma forma também de aproximar a Prefeitura de São Paulo cada vez mais do cidadão paulistano”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Serviços
Entre os serviços oferecidos pelo Cate Móvel estão o encaminhamento para processos seletivos de vagas de emprego, inscrição em cursos e programas promovidos pela secretaria, além de orientação especializada sobre o mundo do trabalho e empreendedorismo. Os cursos e workshops abrangem diversas áreas de atuação, incluindo tecnologia, gastronomia, estética, artesanato, gestão, entre outros.
A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento possui um atendimento focado em empreendedores, cursos voltados ao desenvolvimento de negócios e suporte ao MEI – Microempreendedor Individual. Além da formalização, poderá ser realizada a regularização de dívidas do MEI, declaração anual e informações sobre solicitação de microcrédito.
Também estará presente o Elabora, programa municipal que oferece oficinas de orientação sobre mercado de trabalho, que ensinam como ter sucesso em processos seletivos, entrevistas de emprego e como redigir um bom currículo. Além disso, será possível realizar o cadastro no programa Mãos e Mentes Paulistanas, que oferece suporte ao trabalho de artesãos e manualistas da capital.
Horta
Os técnicos da Coordenação de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também integram a ação para avaliar possíveis locais na comunidade para desenvolvimento de uma horta comunitária e orientar a população sobre os benefícios do plantio local e geração de renda.