Projeto de São Caetano oferece opção de lazer para crianças no período de férias
Projeto Conexão Férias utiliza tecnologia de realidade virtual inspirada no jogo Pokémon
- Data: 16/12/2019 15:12
- Alterado: 16/12/2019 15:12
- Autor: Suzel Tunes
- Fonte: PMSCS
Projeto da Prefeitura de São Caetano oferece opção de lazer e cultura para crianças no período de férias
Crédito:Junior Camargo/PMSCS
As férias escolares costumam chegar trazendo um dilema para pais e responsáveis: o que fazer para entreter as crianças durante esse período? Neste ano, porém, pais e alunos das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de São Caetano do Sul têm uma opção inédita: participar da gincana de realidade virtual do Projeto Conexão Férias.
“O objetivo é proporcionar atividades de lazer e cultura que crianças e adultos possam fazer juntos, explorando pontos turísticos e históricos de São Caetano”, explica o secretário de Educação, Fabricio Coutinho.
Desenvolvido pela Prefeitura de São Caetano do Sul, o Conexão Férias utiliza tecnologia de realidade virtual inspirada no jogo Pokémon. Bastar fazer o download do aplicativo gratuito Zappar no smartphone ou tablet (pela Apple Store, para quem tem celular iPhone, ou pela Play Store, para usuários do sistema Android). Por meio do aplicativo, é possível visualizar animações em 3D que vão propor diversos enigmas indicando locais da cidade para serem visitados.
Na revista Conexão Férias – Explore São Caetano do Sul em Realidade Virtual, distribuída em todas as escolas da rede municipal, estão dicas que ajudam a desvendar as charadas. Mas mesmo quem não tem a revista pode entrar na brincadeira, desvendando o primeiro enigma: “a casa onde as leis são feitas”. Em frente a esse espaço público tão importante para a vida da cidade, na qual trabalham os vereadores, está o primeiro totem da gincana.
Ao chegar diante da placa, fixada em frente ao prédio da Avenida Goiás, o participante da gincana deve apontar o celular para o QRCode e obter a dica seguinte. Assim, ele poderá visitar 10 diferentes localidades. Segundo o secretário de Educação, além de uma atividade de lazer educativa, o projeto permite às famílias uma divertida integração, econômica e acessível tanto a moradores de São Caetano como de outras cidades da região metropolitana. Afinal, os locais da gincana incluem parques e atrativos históricos com entrada gratuita.
Em cada etapa do jogo, os participantes são convidados a fazer uma selfie com a personagem Aninha, que propõe as charadas e, depois, postar essas fotos no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br/conexao-ferias. Quem for até o final da gincana, participará de um sorteio de prêmios culturais.