Programas da SEDPcD são destinados às mais de 200 mil pessoas com deficiência no ABC

Pasta estadual já encaminhou mais de 2,5 mil pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, capacitou mais de 100 mulheres com cursos de empoderamento feminino

  • Data: 19/05/2023 16:05
  • Alterado: 19/05/2023 16:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: SEDPcD
Programas da SEDPcD são destinados às mais de 200 mil pessoas com deficiência no ABC

Crédito:Reprodução/ALESP

Você está em:

Mais de 200 mil pessoas com deficiência dos sete municípios que integram a região do ABC têm à disposição ações e programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como prioridade estruturar e viabilizar ações que promovam a inclusão e acesso aos direitos deste público.

“Os programas da Secretaria têm como frente principal promover uma sociedade sem capacitismo, resgatando a dignidade das pessoas com deficiência e permitindo que elas tenham todos os direitos e deveres garantidos em sua vida cotidiana”, afirma o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Carteirinha de identificação para pessoas com TEA

O Governo de SP aderiu, em março, ao previsto na Lei Federal n° 13.977/20 e promulgou a Lei Estadual nº 17.651/23, que garante a emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em todo o Estado de São Paulo, o que facilita o acesso ao atendimento integral, prioritário e humanizado dos serviços públicos estaduais.

Já foram solicitadas cerca de 7 mil carteirinhas em 470 municípios paulistas. O Poupatempo do Canindé, na Capital, disponibiliza o documento na hora para quem for presencialmente. De forma gradativa, outros 25 Poupatempos do Estado também passarão a fazer o serviço.

Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI)

A região dispõe de um Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI), a unidade Imigrantes, localizada no município de São Paulo. Desde 2021, mais de 2,5 mil pessoas com deficiência já foram encaminhadas a 124 empresas cadastradas.

As unidades fazem parte do programa Meu Emprego Inclusivo, criado em 2019, que promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional deste público no mercado de trabalho por meio da metodologia do Emprego Apoiado, em que equipes especializadas atuam nos PEIs para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento dessas pessoas, além de oferecer suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas.

Mais informações no site: http://empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br/

TODAS in-Rede

Mais de 100 mulheres com deficiência de dois municípios do ABC já foram beneficiadas com o programa TODAS in-Rede, criado em 2020. Através de cursos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, o programa incentiva a promoção do empoderamento e a emancipação dessas mulheres, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social.

Os municípios que aderiram ao programa são São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra.

Rede de Reabilitação Lucy Montoro

Com 13 anos recém-completados do funcionamento do serviço da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Diadema, mais de 49 mil pacientes de toda a região já foram atendidos.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro presta um serviço especializado para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Esse atendimento é realizado por equipes multidisciplinares formada por médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos. Ao todo, a rede conta com 20 unidades estrategicamente posicionadas em todo o estado de São Paulo.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Mais de 50 profissionais já foram capacitados em cursos oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Paralímpico na região de São Caetano do Sul. A ação fomenta o esporte paralímpico de base no Estado e capacita professores de Educação Física da rede pública e privada, entidades e clubes, em quatro dias de treinamento. O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e em parceria com a Secretaria de Esportes.

No curso, são aplicados conhecimentos teóricos e práticos, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em oito modalidades: atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

Mais informações no site https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados