Programação para as crianças em agosto no Itaú Cultural
Oficinas, gincana, espetáculo teatral, contação de histórias, além do tradicional Cantinho da Leitura e Feirinha de Trocas compõem a programação para as crianças nos finais de semana
- Data: 01/08/2019 17:08
- Alterado: 01/08/2019 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Luis Andre Cherubini
Em agosto, a programação do Itaú Cultural nos finais de semana, voltada para as crianças e seus acompanhantes, começa nos dias 3 e 4 (sábado e domingo), às 15h, com O Anjo e a Princesa, da companhia de teatro Sobrevento. Durante o mês, o grupo leva para o instituto diversas peças de seu repertório formado por mais de 30 anos. No Arte na Rua, pensado para o público da Paulista fechada aos carros aos domingos, acontecem três atividades de dança ao longo do dia, sendo uma oficina e duas intervenções, com a companhia Basílica.
O Cantinho da Leitura segue homenageando a educadora Lydia Hortélio, personalidade que dá nome à mostra da série Ocupação em cartaz no instituto, com contações de histórias aos domingos. O Núcleo Educativo também propõe brincadeiras do lado de fora do Itaú Cultural aos sábados e domingos em sinergia com a mostra sobre Lydia.
O Anjo e a Princesa
O espetáculo, a ser apresentado na Sala Multiuso neste sábado, dia 3, e domingo, 4, às 15h, narra a primeira experiência de um anjo-da-guarda e trata de suas desventuras ao tomar conta de uma princesa. No enredo, a vaidosa menina manda cortar todas as flores de um bosque de pessegueiros para decorar os salões de seu castelo em uma grande festa. Ela se arrepende logo ao perceber que somente dali a um ano, na primavera, elas voltariam a nascer. O anjo-da-guarda que a ampara age somente como observador e deixa a cargo da própria vida e de seu curso natural o rumo dos acontecimentos.
Esta peça valeu o Prêmio APCA de melhor atriz de teatro infantil para Sandra Vargas. O espetáculo também foi indicado para o Prêmio Coca-Cola de Teatro, nas categorias de melhor atriz para ela e melhor cenário para Monika Papescu, Mário Cavalheiro e Luiz André Cherubini.
Arte na rua
Ao longo de todo o mês, a dança comanda a programação Arte na Rua, que o Itaú Cultural realiza todos os domingos, na calçada do instituto, na Avenida Paulista. No dia 4, a atividade começa às 13h, com a Oficina de Dança Popular com a Companhia Brasílica. Na sequência, às 14h e às 16h, o grupo também apresenta, respectivamente, as intervenções Extemporâneo e Canteiro de obras.
Na oficina, o ministrante e bailarino Deca Madureira propõe a experimentação do movimento a partir do ritmo e da energia compartilhada coletivamente. Aberto a todos os públicos, o workshop aborda procedimentos artístico-pedagógicos que fomentam a transmissão da dança e da interpretação de arquétipos de uma forma geral, partindo de um olhar carinhoso para a cultura popular brasileira.
Em seguida, às 14h, entra em cena, na mesma calçada, a Intervenção Extemporâneo criada com as indagações geradas em encontros de pessoas com vivências e histórias distintas. A companhia Brasílica busca, a partir desta ideia, o movimento para o novo a partir do que cada uma destas pessoas já foi.
Finalizando a tríade de apresentações na rua deste domingo, às 16h, o bailarino explora o espaço levando em seu carrinho de mão suas ferramentas de trabalho na Intervenção Canteiro de Obras. Assim, ele transporta o público para um desses espaços de trabalho onde, além de se deparar com experimentações sonoras e rítmicas baseadas em uma construção civil, é surpreendido com um operário atuando em sua rotina, utilizando suas essências culturais e artísticas como ferramentas criativas.
A programação de agosto do Arte na Rua acontece em sinergia com uma série de apresentações de dança que o Itaú Cultural apresenta de 15 de agosto a 1 de setembro. São ao todo 10 espetáculos de estilos variados, indo do popular à dança de rua, apresentados por artistas vindo de diferentes lugares do país: de São Paulo, Juliana Moraes e o Grupo Fragmento Urbano; da Bahia, Kety Kim Farafina e Jaqueline Elesbão; do Rio Grande do Norte, Alexandre Américo e a companhia Giradança; de Pernambuco, Angelo Madureira, Flávia Pinheiro e Pedro Lacerda; por fim, do Ceará, Katiana Pena e Wellington Gadelha. Mais informações no site www.itaucultural.org.br.
Sinergia com Ocupação Lydia Hortélio
Do começo de agosto a 1 de setembro, o Núcleo de Educação e Relacionamento, faz a Gincana Amarelinhas. Inspirada na pesquisa de Lydia Hortélio, será realizada todos os domingos em frente ao instituto, às 14h. Essa brincadeira auxilia no desenvolvimento cognitivo, equilíbrio e coordenação motora. Além de promover a integração entre as crianças, auxilia no desenvolvimento da competitividade sadia.
Para os sábados, está programada a oficina Crie seu Brinquedo. Nela, as crianças são acompanhadas por monitores do Educativo para confeccionar os itens necessários para a brincadeira das cinco pedrinhas e executar seus próprios barquinhos com os quais, depois, apostarão corrida.
Cantinho, Feirinha e Contação
O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca acontece no sábado e no domingo, das 11h às 17h, também em conexão com a Ocupação Lydia Hortelio. Com curadoria da artista plástica Stela Barbieri, o espaço é especialmente voltado para os preceitos de Lydia: a valorização do brincar, o permanente encantamento pelo mundo, a importância do cantar e ouvir os ritmos musicais e poéticos.
Neste fim de semana, a contadora de histórias Urga Maira, narra Histórias para boi dormir e gente sonhar acordada, relacionada com o conteúdo da Ocupação. As indicações de livros são O menino coração de tambor, de Nilma Lino Gomes, e Obaluaê, de Edsoleda Santos. Serão oferecidos marcadores de páginas para que as crianças possam comentar os livros disponíveis no Cantinho e indicá-los para outros leitores.
Sobre os participantes
O Grupo Sobrevento é considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação e desenvolve, desde 1986, um trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos, realização e curadoria de festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do teatro de bonecos.
Urga Maira é pesquisadora de histórias da tradição oral do mundo, diretora de arte e contadora de histórias. Atualmente conduz o espetáculo em cartaz sobre um mito Guarani Nhanderuvuçu, o Menino Trovão. Fez a direção da peça premiada A Vida Secreta das Fraldas e o Menino Trovão que nesse ano fará turnê internacional.
Lydia Hortélio nasceu em Salvador (Bahia) em 1932, é graduada em música e educação musical. Pesquisadora na área da cultura da criança, é idealizadora da Casa das Cincos Pedrinhas, um lugar de brinquedo, de prática, pesquisa e documentação, estudo e irradiação da cultura da criança.
SERVIÇO:
O Anjo e a Princesa
Com a companhia Sobrevento
3 e 4 de agosto (sábado e domingo), às 15h
Duração: 60 minutos
Local: Sala Multiúso
Capacidade: 70 lugares
Classificação Indicativa: Livre
Distribuição de ingressos: 1 hora antes
Essa atividade conta com interpretação em Libras
Arte na Rua
Com a Companhia Brasílica
Oficina de dança popular
4 de agosto (domingo), às 13h
Classificação Indicativa: Livre
Local: calçada em frente ao instituto
Duração: 60 minutos
Não é necessária retirada de ingressos
Intervenção Extemporâneo
4 de agosto (domingo), às 14h
Local: calçada em frente ao instituto
Duração: 25 min
Classificação Indicativa: livre
Não é necessária retirada de ingressos
Intervenção Canteiro de Obras
4 de agosto (domingo), às 16h
Local: calçada em frente ao instituto
Duração: 25 min
Classificação Indicativa: livre
Não é necessária retirada de ingressos
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Dias 3 e 4 de agosto, das 11h às 17h
Classificação indicativa: Livre
Piso térreo
Contação de história
Histórias para boi dormir e gente sonhar acordada
Com Urga Maira
Dia 4 (domingo), às 12h
Piso térreo – espaço do Cantinho da Leitura
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô